A “Barca Santa Maria”, de Bayeux, e o palhaço “Bicudo” serão as atrações deste domingo (9) do Curto Circuito. As apresentações começarão às 17h30, na Feirinha de Tambaú, e marcam o encerramento do projeto nesta temporada, que começou em setembro, quando também começa o período sem chuvas na região.
Realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), o Curto Circuito propõe a descentralização cultural, levando arte popular para as ruas da Capital.
O palhaço ‘Bicudo’ é natural do Rio de Janeiro, morou durante alguns anos em Manaus, onde fez inúmeras apresentações por toda região, e atualmente reside em João Pessoa. Domingo, ele vai apresentar o espetáculo ‘Bicudo Forever’, que se transformou num sucesso nacional. No show, ele mescla gestos de palhaço com quadros de mímica, num jogo de humor, ironia e paixão.
A Barca Santa Maria iniciou sua trajetória em 1955, sob o comando do Mestre Manuel, fazendo uma homenagem à ‘Nau Catarineta Boa Esperança’, a primeira barca do Brasil, que era comandada por Pedro Álvares Cabral.
Mestre Manuel, com 85 anos, até hoje realiza este oficio com muita resistência e dignidade. Ele enfatisa sua satisfação em continuar dançando, apesar da dificuldade de manter viva a tradição, pois se trata de uma expressão bastante popular que muitas vezes é ignorada por gestores públicos.
A Barca Santa Maria parou as apresentações por 23 anos, entre 1980 e 2003. Atualmente, conta com 43 componentes, que é o formato oficial da dança, sendo 20 marujos, 11 oficiais e 12 graduados. Na apresentação do ‘Curto Circuito’ contará ainda com o rei, a rainha e a princesa.
Durante a sua trajetória, a ‘Santa Maria’ já realizou espetáculos em várias cidades do interior da Paraíba, a exemplo de Patos, Pombal e Cajazeiras. Essa será a primeira apresentação em João Pessoa.
SecomPMJP/Clickpb
‘Barca Santa Maria’ e palhaço ‘Bicudo’ encerram temporada do Curto Cir
A “Barca Santa Maria”, de Bayeux, e o palhaço “Bicudo” serão as atrações deste domingo (9) do Curto Circuito. As apresentações começarão às 17h30, na Feirinha d
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano