Nesta quinta-feira (30) o Projeto "Pense Grande” de W.J.Solha receberá o segundo homenageado, o artista plástico Flávio Tavares, para uma conversa com os participantes e na ocasião, Flávio pintará um quadro para os presentes.
O evento será às 10h no segundo pavimento da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e oferece uma oportunidade para a comunidade acadêmica conhecer e celebrar uma grande personalidade das artes paraibanas.
A exposição, que está alojada na Biblioteca Central, é aberta ao público e reúne um acervo com cerca de 70 telas que foram veiculadas na capa do caderno de cultura do jornal O Norte.
O projeto "Pense Grande” pretende, a cada mês, convidar um dos paraibanos retratados nas telas de Solha para um bate-papo com o público sobre o seu trabalho no contexto da cultura paraibana e brasileira.
A iniciativa da exposição é da COEX/PRAC/UFPB, com apoio da Biblioteca Central e do Projeto Arte na Escola. “O ‘Pense Grande’ vem somar valor aos demais projetos que a Coex vem realizando no campo cultural. “É mais uma oportunidade de reunir a comunidade universitária, especialmente os estudantes, para conhecer nomes importantes para a cultura paraibana”, diz Eurides Santos, coordenadora de Extensão Cultural (COEX).
O projeto "Pense Grande”
De janeiro de 2000 a julho de 2001, o jornal O Norte veiculou, a cada semana, como capa do caderno de cultura, a reprodução do retrato de um paraibano ilustre, realizado em acrílica sobre tela por W. J. Solha, sempre com o slogan "Pense grande como o paraibano Augusto dos Anjos", ou "Antonio Dias", ou "Walter Carvalho", seguindo, em texto curto, o motivo do destaque.
A proposta partiu do próprio Solha após uma onda de indignação que abateu todo o Estado no final de 1999, por conta de uma partida de futebol, onde o jogador Edmundo “insultou” o juiz de “Paraíba”. Segundo Solha, ‘paraíba’ é o apelido que sempre se deu, no Sudeste, ao nordestino analfabeto e sem qualificação profissional. Solha percebeu que o paraibano deveria conhecer e valorizar os homens e as mulheres de destaque do Estado para levantar a auto-estima paraibana. “A opinião geral final foi a de que poucos Estados brasileiros contam com tantas expressões importantes, em todas as áreas, como o nosso”, enfatiza.
W.J. Solha é paulista de nascimento, mas radicado na Paraíba há décadas. É artista plástico, ator, roteirista, autor de romances e poeta.
Assessoria UFPB