Cotidiano

Ação conjunta capacita profissionais de saúde para vacinação em Bayeux

None

A realização de um coffe break, na manhã de ontem (31), marcou o encerramento do curso “Sala de Vacina”, ministrado a 35 profissionais que atuam na área de Enfermagem, em Unidades de Saúde do município de Bayeux. Promovido por uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Imunização Estadual, a capacitação teve como objetivo a atualização das técnicas e procedimentos de aplicação das vacinas que são indicadas por todo o “esquema básico de vacinação”, recomendado pelo Programa Nacional de Imunização. O treinamento foi direcionado para enfermeiros e auxiliares de enfermagem, teve início na última segunda-feira (27), e funcionou nos dois turnos, somando uma carga horária de 40h/aula.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização de Bayeux, Karina Nunes Ribeiro, este curso é um pré-requisito para a habilitação de enfermeiros e auxiliares na área de Vacinação. “O treinamento beneficiará, acima de tudo, a comunidade bayeuxense, especialmente a população infantil, com a disponibilização de serviços mais qualificados”, destacou Karina. Dados do IBGE, divulgados pelo Ministério da Saúde em 2005, afirmam que o município de Bayeux tem 9.717 crianças em idade de vacinação obrigatória, que corresponde aos menores de cinco anos.

Uma das novidades que o conteúdo programático do curso trouxe para os participantes, segundo uma das duas ministrantes, Maria de Almeida Leite (enfermeira supervisora da coordenadoria de Imunização Estadual), foram às técnicas de administração da vacina contra o rotavírus. Esta vacina foi implantada no Brasil no ínicio deste ano, com a intenção de imunizar as crianças com idade mínima de 2 meses (1ª dose) e 5 meses e 15 dias (2ª dose), que são mais sensíveis às complicações provocadas pelo rotavírus.

De acordo com Maria Almeida, os métodos de aplicação, manuseio e conservação de vacinas como Tetravalente, Tríplice Viral e todas as demais componentes do esquema básico foram repassados aos profissionais em aulas práticas e teóricas. A ministrante Maria do Céu Sarmento, supervisora do mesmo órgão estadual, explicou que os profissionais foram divididos em duas turmas, segundo o nível de formação – superior e técnico – o que, no entanto, não implicou em distinção de conteúdos. “As técnicas são as mesmas, a única diferença é que as enfermeiras tiveram um aprofundamento maior em conceitos teóricos”, enfatizou.

A enfermeira do Programa de Saúde da Família, do bairro Imaculada, Pollyanna Honório, demonstrou satisfação ao término da capacitação: “Esta oportunidade foi muito positiva para a ampliação de meus conhecimentos nesta área”. Já a auxiliar de Enfermagem do PSF do Jardim Aeroporto, Josilene Jorge da Silva, afirmou que se sente mais segura para atender à população, já que o curso lhe tirou muitas dúvidas sobre o assunto.

Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Débora Rocha, o evento registrou uma freqüência muito positiva entre os participantes. Ela ressaltou ainda a importância desta ação da Prefeitura Municipal em prol do setor de Saúde como um todo: “Este curso foi fundamental tanto para a comunidade, que poderá contar um bom serviço de qualidade, como para os enfermeiros e auxiliares que tiveram aqui uma oportunidade de crescimento profissional”, declarou Débora.

Fonte:

News – Assessoria & Comunicação

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Derramamento de óleo causa transtornos na avenida Epitácio Pessoa

2

Cotidiano

Pane em veículo deixa trânsito engarrafado em João Pessoa

3

Cotidiano

Virada do ano terá maré baixa em João Pessoa e Cabedelo; confira cuidados para curtir Réveillon nas praias

4

Cotidiano

Governo da Paraíba reduz reajuste da tarifa de ônibus intermunicipal para 4,87%

5

Cotidiano

Manaíra e Mangabeira Shopping divulgam horários de funcionamento no Ano Novo