Nova pesquisa mostra os poderes anticancerígenos do açaí. Os pesquisadores americanos comprovaram que os antioxidantes contidos na fruta originária da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas de leucemia.
O estudo, publicado "Journal of Agricultural and Food Chemistry", seria um importante passo no sentido de entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o fruto.
O trabalho mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. Para o professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade da Flórida, Stephen Talcott, a fruta é considerada uma das mais ricas fontes de antioxidantes.
Várias outras pesquisas com o açaí no combate a outros tipos de câncer também estão em andamento nos Estados Unidos. Para o médico brasileiro especialista em medicina esportiva Hélio Ventura, que conhece as pesquisas do açaí contra o câncer, a fruta pode se tornar um excelente medicamento, por seus potenciais antioxidantes e anticancerígenos, além de ser muito rica em nutrientes, entre eles o ferro, mas, por enquanto, deve ser consumida à vontade apenas por quem quer ganhar peso ou não tem problemas com excesso de peso, pois é altamente calórica.
Fonte: O Globo