Determinação e persistência. Foram os ingredientes que as 87 equipes inscritas na primeira etapa do 3º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso, em Barra do Bugres, tiveram para enfrentar mais de sete horas debaixo de um calor de 40 graus. A prova ocorreu neste domingo (23/04), na cidade de Barra do Bugres (168 km a Médio Norte de Cuiabá).
Com a participação de 19 municípios de Mato Grosso, a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo do Estado fez a abertura do 3º Campeonato Estadual de Pesca. O evento foi realizado durante as comemorações do aniversário de 62 anos de Barra do Bugres e a realização do 12º Fest Bugres 2006 e 6º Fest Mirim.
As seis equipes vencedoras da primeira etapa eram da casa. Conforme o regulamento do 3º CEP/MT, as equipes devem participar no mínimo de 20% das etapas, ou seja, de oito delas, para terem considerados os pontos acumulados. Cada equipe deve ser formada no mínimo por dois integrantes, sendo permitida apenas a participação de pescadores que portarem a carteira estadual de pesca amador.
As três primeiras equipes vencedoras do campeonato estadual, com maior pontuação em todas as etapas, concorrem à premiação de um carro zero quilometro, um motor de popa 15 HP e um barco de alumínio de seis metros, respectivamente.
Cada etapa também pode também ter premiação própria, como ocorreu em Barra do Bugres. No fim do campeonato o Estado de Mato Grosso também irá premiar o município que realizar a melhor competição.
Para a secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Yêda Marli de Oliveira Assis, o objetivo do evento é promover o turismo interno, fomentando o ecoturismo e também a economia dos municípios. Outro ponto importante é a conscientização de preservação do meio ambiente. “Está dando certo, este é o terceiro campeonato e do ano passado para cá houve um crescimento de 100%. São 43 municípios envolvidos este ano, em 2005 foram 22”, comentou a secretária.
O primeiro lugar desta etapa ficou com “Três Irmãos”, de Barra do Bugres. Como indica o próprio nome, a equipe era composta por três irmãos, Silvio Ferreira Mendes, que é motorista; Helther Ferreira Mendes, analista de laboratório, e José Ferreira Mendes, funcionário público.
Eles foram vitoriosos porque conseguiram pescar dois pintados, um caxara e um jaú, espécies que rendiam a maior pontuação. Marcaram 17.120 e conquistaram o prêmio, um Fiat Uno zero quilômetro. Sobre o que vão fazer com o prêmio os vencedores brincaram: “Vai dar uma briga feia, vamos ter que colocar três volantes no carro”, afirmou Silvo Mendes.
Com shows durante todo o dia, mais de dez mil pessoas circularam no local à beira do rio. Segundo a organização do evento, cerca de 250 empregos diretos e 750 indiretos foram gerados. “O investimento da festa ficou em torno de R$200 mil, mas o retorno financeiro é grande. A movimentação nos hotéis, o comércio e até o comércio informal proporcionaram o crescimento econômico na cidade”, afirmou o prefeito Aniceto de Campos Miranda.
Barra do Bugres tem uma população de 27 mil habitantes e como principal atividade econômica, a pecuária. De acordo com o prefeito, esta é a maior festa realizada no município.
Meio ambiente
De acordo com o regulamento do 3º CEP/MT, os municípios que participam devem desenvolver um projeto de Educação Ambiental. Em Barra do Bugres, crianças de escolas públicas trabalharam na coleta seletiva do lixo. A coordenadora do projeto, Fátima Desto, da Secretaria de Turismo Municipal, explicou que primeiro houve uma palestra de conscientização com os alunos, depois dividiram as equipes do vidro, plástico e papel, uniformizadas com camisetas. “Eles cuidaram da limpeza aqui, conscientizando também o público”, disse a coordenadora.
Fátima explica que pretende dar andamento ao projeto e levar a coleta seletiva para os bairros da cidade.
Fraude
Logo no início da prova, a equipe de fiscalização da Sema, desarmou um esquema que pretendia enganar a organização. Os soldados da Polícia Florestal encontraram uma armadilha, com três caxaras vivos guardados.
Segundo fiscais da Sema, a armadilha estava no barranco, alguém viria pelo mato e entregaria os peixes à equipe que chamaria os fiscais da prova para computar a pesca. “Com estes três peixes eles já seriam vencedores da prova”, informou Yêda Marli, que acompanhou durante todo o dia a realização do evento.
Os fraudadores não foram identificados.
As próximas etapas do campeoanto ocorrem no dia 14 de maio em Indiavaí e São Félix do Araguaia. O encerramento do campeonato será em setembro, em Cáceres.
Fonte: Secom MT