É muito mais difícil criar um vínculo afetivo aluno-aluno e alunos-professor numa situação em que cada um faz o curso isolado em seu computador do que quando estão todos juntos em sala de aula, numa convivência presencial. Esse é um dos principais motivos de evasão nos cursos de EAD, segundo Jean Marlos P. Borba, professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), e atual coordenador do pólo da ABED no Maranhã, além de membro do Conselho de Ética e Qualidade da ABED. No mini-curso que ministrou neste domingo, 9 de abril, o professor levantou os principais problemas na construção de uma relação à distância e sugeriu soluções.
“Atualmente as instituições de EAD se preocupam muito com o suporte tecnológico e a qualidade estética, e pouco com as relações afetivas”, argumenta Borba, que atualmente pesquisa a questão da afetividade e do vínculo na Educação a Distância na faculdade de Psicologoia da UFMA. Borba entende como afetividade a maneira como somos afetados interiormente pelas circunstâncias que se produzem à nossa volta. Para ele, muitos alunos acabam não concluindo os cursos porque a relação criada entre eles, os colegas e o professor é meramente mecanicista e cognitiva.
Facilidades e dificuldades para a implantação de tutoria
Foi um sucesso o mini-curso realizado pelo coordenador pedagógico do Núcleo de Educação a Distância da UNIT (Universidade Tiradentes), de Sergipe, Ronaldo Linhares. “Esse professor virou uma referência em EAD. Ele consegue ter um nível mínimo de evasão em seus cursos – apenas 3% – enquanto a Open University, universidade aberta britânica, tem 40% de evasão”, comenta uma das participantes do mini-curso, Márcia Holland, diretora do Portal de Tendências, voltado à inteligência artificial, realidade virtual e ensino a distância.
IV Seminário Nacional ABED
“Conteúdo não é tudo em EAD”. Foi com essa questão em mente que a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) decidiu o tema do IV Seminário Nacional ABED de Educação a Distância deste ano, focado em investigar o que atrai o aluno para um curso a distância. O evento acontece entre os dias 09 e 11 de abril.
Fonte: Universia
4º Seminário Nacional ABED de EAD
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano