Com a expectativa de publicações de editais de concursos públicos nos próximos dias, na Paraíba, o ClickPB conversou com uma especialista na área para orientar e dar dicas a quem está pensando em começar a estudar e conseguir a tão sonhada vaga no serviço público.
De acordo com a especialista em concursos públicos, Paula Miguel, o primeiro passo para conseguir aprovação é se autoconhecer. Para ela, o candidato precisa entender a rotina diária em que vive , já que a maioria dos “concurseiros” é adulta e precisa conciliar a rotina de estudos com outras atividades do cotidiano.
“Ele precisa fazer esse autoconhecimento perante o estudo para concurso e, através disso, começar a fazer o cronograma de horários. Primeiro se autoconhece. Segundo, vai pra realidade da vida: de quanto tempo se tem para o estudo e se é necessário abrir mão de algo nesse momento para poder ter um resultado positivo mais na frente”, afirma.
Apesar de existirem diversas áreas para ingresso no serviço público, segundo Paula Miguel, para garantir uma vaga, não adianta sair tentando em toda oportunidade que aparecer. O ideal é focar em uma área específica, seja ela, administrativa, segurança pública, educação, saúde, ou qualquer outra. “Escolhe a área que quer atuar, que você se ver como servidor público e foca nela. Através dessa área, existem inúmeras oportunidades. Fica mais fácil fazer um planejamento de estudos para conseguir aprovação de forma mais rápida”, destaca.
E para aqueles que estão começando a estudar para concurso público, Paula orienta a pesquisarem o último edital daquele concurso específico, para ficar por dentro do conteúdo que é exigido, e focar inicialmente na parte teórica. “As principais orientações para começar a estudar para concurso é pegar o edital passado, obviamente com as devidas atualizações, porque existem leis que foram atualizadas. Foca inicialmente na teoria. É necessário essa parte teórica para poder entender todo o conteúdo, e depois finaliza com as questões”, orienta.
Quem pensa em arriscar e começar a estudar somente após a publicação do edital, a especialista alerta para ter muito cuidado, pois o tempo de estudo fica limitado até a data da prova e a possibilidade de passar é mínima. “Normalmente, da publicação do edital até a data da prova, é um tempo mínimo passado com relação ao conteúdo que vem dentro deste edital. Então, o ideal é realmente fazer um planejamento de estudos, verticalizar todo o edital, ir enumerando e conferindo todos os assuntos estudados”, ressalta.