Vanderlan Farias

RC dá “presente de grego” e sepulta planos de Efraim Morais

O ex-senador Efraim Morais, “dono” do DEM na Paraíba, resolveu dar um “mergulho” quilométrico e estratégico nos últimos dias, graças […]

O ex-senador Efraim Morais, “dono” do DEM na Paraíba, resolveu dar um “mergulho” quilométrico e estratégico nos últimos dias, graças a um “presente de grego” que recebeu do seu principal aliado, o governador Ricardo Coutinho (PSB). Em pleno período natalino, RC esforçou-se como pode para reduzir os efeitos de mais uma promessa de campanha não cumprida. Milhares de famílias paraibanas de baixa renda, que esperavam receber o 13º salário do programa Bolsa Família, uma das principais bandeiras de campanha do socialista, ficaram a ver navios.

RC costuma dizer que “a campanha eleitoral já passou, mas alguns políticos ainda não desceram do palanque” quando se refere a críticas dos adversários. É a mais pura verdade. Aliás, acho que o único a descer foi ele próprio. Desceu e deixou no palanque, junto com as promessas, os sonhos dos eleitores que lhe deram o mandato de governador, a exemplo dos beneficiários do Bolsa Família.

Mas, onde entra Efraim Morais nessa história? Efraim foi o mentor da promessa. Na ânsia de se contrapor ao PT e atingir a campanha de Dilma Roussef, o então candidato ao Senado Federal chegou a afirmar que “ao contrário do Governo Lula, Ricardo Coutinho pagaria o 13º do Bolsa Família”. A idéia acabou se transformando em um dos “chavões” do discurso oposicionista nos comícios e guia eleitoral, rendendo uma incalculável e incontestável soma de votos à chapa formada por Ricardo, Cássio e Efraim.  

Mesmo derrotado para o Senado, o democrata foi compensando com uma secretaria no novo governo. Mas, Efraim esperava mais que isso. Esperava, por exemplo, que Ricardo Coutinho anunciasse, com as devidas pompas, o cumprimento de pelo menos essa promessa. O pagamento da gratificação natalina aos beneficiários do Bolsa Família seria um verdadeiro presente eleitoral para o político de Santa Luzia, que tem pretensões de voltar a disputar um mandato em 2014.

Ao invés de comemorar, Efraim viu-se obrigado a se esconder. Não tem cara, pelo menos por enquanto, para enfrentar os paraibanos. Sabe que a postura de RC pode ter sepultado de vez seus planos políticos. Pelo menos no campo majoritário. Mas, o ex-senador já provou que é bom em “dar o troco”. Wilson Braga e José Maranhão que o digam. Portanto, é bom ficar de olhos em seus próximos passos.

 

Rindo à toa

O presidente Durval Ferreira está rindo à toa. Nesta terça-feira, a Câmara Municipal vota o Orçamento da Prefeitura de João Pessoa para 2012 e os vereadores entram em recesso. Além de “limpar a pauta”, Durval comemora sondagens para ser candidato a vice pelo PP, tanto na situação quanto na oposição.

Inaldo fora?

Quem está veraneando em Camboinha é o ex-deputado federal Inaldo Leitão. Mesmo filiado ao PP, Inaldo garante que resolveu priorizar a carreira jurídica, em Brasília, e está fora da disputa eleitoral. Só não disse até quando resistirá à idéia de disputar novo mandato.

Feliz natal

Para não dizer que não falei das flores, a coluna deseja um feliz natal a todos os leitores e paraibanos, em geral, e um ano novo cheio de paz, saúde e harmonia.

COMPARTILHE

Bombando em Vanderlan Farias

1

Vanderlan Farias

Abuso de autoridade não rima com segurança

2

Vanderlan Farias

PV está “rachado” ao meio; família Soares também

3

Vanderlan Farias

Depois do PT, PC do B também abandona Estelizabel Bezerra

4

Vanderlan Farias

Venceu a democracia; cuidado com as aves de rapina

5

Vanderlan Farias

DISCURSO X TRABALHO: Unimed terá eleição plebiscitária