Vanderlan Farias

PMDB larga na frente e Maranhão já procura vice

O PMDB largou na frente no processo sucessório municipal de João Pessoa, escolhendo o ex-governador José Maranhão como pré-candidato a […]

O PMDB largou na frente no processo sucessório municipal de João Pessoa, escolhendo o ex-governador José Maranhão como pré-candidato a prefeito e pondo um ponto final da disputa interna com o deputado federal Manoel Júnior, que também alimentava o sonho de concorrer às eleições de outubro. O partido segue agora, sob o comando do próprio Maranhão, para a etapa de composições.

Após as conversas conclusivas, que envolveram até a cúpula nacional peemedebista, ficou praticamente descartada a hipótese de lançar uma chapa “puro sangue”, ou seja, com o vice também indicado pelo PMDB. Caberá a Maranhão dialogar com outros partidos para fechar alianças e encontrar um bom parceiro, como sugeriu Manoel Júnior. Aliás, a única hipótese do vice sair do PMDB seria com a indicação do deputado para a vaga, possibilidade por ele mesmo descartada.

Em outras circunstâncias, o alvo prioritário do PMDB seria o PT, aliado histórico que parece a cada dia mais distante. A orientação da direção nacional para lançamento de candidatura própria nas capitais e a relação de uma ala petista com o grupo do governador Ricardo Coutinho (PSB) dificultam uma possível reaproximação. Embora PMDB e PT caminhem juntos em nível nacional, no caso de João Pessoa o mais provável é ocorrer o inverso.

Mas, nem só em torno do PT gira a expectativa dos peemedebistas. Partidos como PP e PRB também estão disponíveis, digamos assim, para um eventual diálogo. Desde que as negociações envolvam a vaga de vice. No caso do PP, o atual presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira, não esconde a vontade de compor uma chapa como vice. No PRB, o nome do empresário Roberto Cavalcanti, do Sistema Correio, é sempre lembrado.

Há, ainda, outra possibilidade, mais remota, que seria uma composição com o PSDB. Digo mais remota porque o partido tucano tem pré-candidato a prefeito lançado. O senador Cícero Lucena só não disputará a eleição se houver algum impedimento jurídico ou até partidário à sua candidatura. Mesmo assim, não faltam especulações sugerindo uma chapa comum, seja com Cícero e Maranhão ou com Maranhão e Lauremília, esposa do senador.

De qualquer forma, a etapa mais complicada Maranhão já venceu. Falta agora convencer possíveis aliados para fortalecer a chapa peemedebista. Depois, é arregaçar as mangas e abraçar a campanha em busca de votos.

Posse prestigiada – O deputado Edmilson Soares (PSB), vice-presidente da Assembléia Legislativa, o vereador Pedro Coutinho (PTB) e o diretor da Cehap, Rogério Trócolli, pré-candidato a vereador pelo PDT, prestigiaram a posse de Cristiano Henrique Souto no comando do Instituto de Previdência Municipal (IPM), na tarde de sexta-feira. Solenidade com direito a muitos elogios do prefeito Luciano Agra ao novo auxiliar e seus “padrinhos”.

De olho no DEM – O senador Cícero Lucena vem mostrando que não brinca em serviço. Quando entra numa campanha, entra pra valer. É chegar e Brasília que o homem começa sua maratona semanal de visitas, diálogos e entrevistas. Tudo sobre a sucessão municipal. Com isso, já conseguiu atrair parte do PTB, está com um olho no PP e outro no DEM, seu antigo aliado. Não é à toa que o partido de Efraim Morais anda tão “vigiado” nos últimos dias.

Conversa decisiva – O deputado Domiciano Cabral (DEM) aguarda uma conversa decisiva com o governador Ricardo Coutinho (PSB) sobre a sucessão municipal em Bayeux, onde já foi vice-prefeito e sua esposa, Sara, foi prefeita. Se for confirmada a inelegibilidade de Expedito Pereira, pego pela lei “ficha limpa”, Domiciano pode até disputar a prefeitura. Mas, um acorrdo com o grupo de Jota Júnior não está descartado.

COMPARTILHE

Bombando em Vanderlan Farias

1

Vanderlan Farias

Abuso de autoridade não rima com segurança

2

Vanderlan Farias

PV está “rachado” ao meio; família Soares também

3

Vanderlan Farias

Depois do PT, PC do B também abandona Estelizabel Bezerra

4

Vanderlan Farias

Venceu a democracia; cuidado com as aves de rapina

5

Vanderlan Farias

DISCURSO X TRABALHO: Unimed terá eleição plebiscitária