Nilvan

VENEZIANO DE OLHO EM 2010

Um dos políticos mais beneficiados pelos fatos que se sucederam nos últimos dias foi sem sombra de dúvidas o prefeito […]

Um dos políticos mais beneficiados pelos fatos que se sucederam nos últimos dias foi sem sombra de dúvidas o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, do PMDB. Isso, se levarmos em consideração os fatos políticos, é claro. O “cabeludo” de Campina Grande em cerca de trinta dias conseguiu causar um verdadeiro frisson nos bastidores da política paraibana, visitando várias cidades do estado, arrebanhando apoios e simpatizantes, para uma tese que já toma conta das esquinas, dos bares, e dos comentários na imprensa: a tese de que o governador José Maranhão estaria mesmo trabalhando com um plano “B”, caso o seu intento de garantir o projeto de reeleição sofra algum revés no percurso que deve seguir até meados de 2010.

E não se enganem. De todos os projetos futuros, o único que não passa pela cabeça do atual governador é o de devolver o comando maior do estado para o grupo que ele conseguiu defenestrar do Palácio do Planalto, através da famosa decisão tomada em fevereiro passado, no TSE. Para ele, Maranhão, tudo pode ser aceitável. Menos a idéia de perder a disputa pelo governo da Paraíba.

E esse recado de Maranhão ficou muito mais evidente quando ele disse em Campina Grande, na sexta-feira da semana passada, que se o seu nome não alcançar índices satisfatórios, ele mesmo poderá abrir mão de sua reeleição e empunhar a bandeira do nome de Vené. Essa frase de José Maranhão foi um recado velado de que tudo vale para manter o poder nas mãos do PMDB.

Na verdade, ninguém pode imaginar o que os políticos serão capazes de abdicar para saírem vitoriosos em 2010.

Enquanto isso, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, que já articulava nos bastidores, costurando a propagação da idéia de ser uma alternativa viável para a disputa do próximo ano, parece que ficou mais oxigenado, após as declarações feitas por Maranhão na rainha da Borborema.

O ego do campinense foi às alturas e Vené, ao que parece, elastece o seu leque de articulações, visitando vários municípios, arrancando simpatias de lideranças, e tentando dizer ao PMDB que está ali, pronto, preparado, no banco de reserva, mas disposto a assumir à condição de titular numa partida que começou de forma antecipada.

Veneziano vai aproveitar mais do que nunca o São João que sua cidade realiza em junho, considerado o maior do mundo, para dar publicidade ao que tem feito em sua cidade. Deverá convidar prefeitos de várias regiões do estado para visitar Campina Grande nos próximos trinta dias, afim de conquistar a simpatia desses líderes municipais para os festejos juninos e quem sabe também para 2010.

Só o tempo poderá mostrar os sobreviventes dessa partida preliminar que estamos assistindo, onde todos montam suas estratégias, ecoam seus pensamentos, na tentativa de continuar vivos para o principal embate que começa verdadeiramente em 2010.

COMPARTILHE

Bombando em Nilvan

1

Nilvan

E agora, Major?

2

Nilvan

Os técnicos, os políticos e o governo

3

Nilvan

Presente de Grego

4

Nilvan

Ricardo, os aliados e a divisão do bolo

5

Nilvan

O Fôlego que Vené precisava