Nilvan

O silêncio que maltrata

Confesso que grande parte da opinião pública não está entendendo absolutamente nada sobre o comportamento adotado pelo ex-governador Cássio Cunha […]

Confesso que grande parte da opinião pública não está entendendo absolutamente nada sobre o comportamento adotado pelo ex-governador Cássio Cunha Lima, após o seu retorno ao Brasil.

Manter o silêncio durante os cinco meses em que esteve nos Estados Unidos até que dá pra entender, mas retornar ao nosso país e continuar com o suspense que ora assistimos, ultrapassa os limites de tudo que já vimos na história da política do nosso estado.

Qual o motivo desse comportamento de Cássio? Porque se esquivar do contato com os amigos que são aliados históricos? São perguntas que não calam e precisam ser interpretadas, tendo como base a atual conjuntura da política paraibana.

Por mais que Cássio tivesse mantido o seu silêncio merecido para descansar e pensar a respeito das coisas da vida, durante sua estadia lá nos Estado Unidos, o normal seria a vontade de dividir análises com os aliados de ontem e alimentar perspectiva em torno de projetos que poderiam ser colocados em prática a partir de agora.

Mas, Cássio, optou por continuar em silêncio. E esse silêncio, misturado com a necessidade de distanciamento, é interpretado como uma espécie de fim de casamento, sem que a outra parte seja avisada do que realmente está acontecendo. E essas coisas em política são complicadas.

São complicadas porque geram uma série de boatos que poderiam ser evitados. E vou ser mais claro. Porque Cássio e Cícero ainda não se falaram? Porque o encontro entre Cássio, Cícero e Efraim ainda não aconteceu? Será que ninguém quis dar o primeiro gesto? Será que Cássio espera uma ligação de boas vindas de Cícero? Ou Cícero esperava uma ligação no retorno do ex-governador? Ou nenhuma dessas alternativas? Ou podemos pensar que Cássio não tem mais o número do telefone do senador Cícero, que por outro lado também perdeu o número do telefone de Cássio, que por sua vez também não dispõe o número do telefone do senador Efraim Morais na sua agenda?

Em todo esse arsenal de fatos, o que disse Serra a Cássio? E Aércio Neves? O que combinou com o ex-governador? E essa paciência exacerbada do senador Cícero Lucena? O que representa no bojo dessa discussão? O que Cícero pensa sobre tudo isso?

São respostas que precisam ser dadas para que possamos ter uma noção mais clara de tudo que acontece no cenário político estadual. Especular por especular, isso tudo mundo é capaz de fazer. Agora, concretamente, a única certeza que temos é que o próximo capítulo dessa novela só começará a ser escrita após o encontro entre Cássio e Cícero.

COMPARTILHE

Bombando em Nilvan

1

Nilvan

E agora, Major?

2

Nilvan

Os técnicos, os políticos e o governo

3

Nilvan

Presente de Grego

4

Nilvan

Ricardo, os aliados e a divisão do bolo

5

Nilvan

O Fôlego que Vené precisava