Nilvan

As dez perguntas que ficam para 2010

[email protected] 1. Sob as expectativas da opinião pública, o TRE continua apreciando a denúncia que envolve o sorteio de brindes, […]

[email protected]

1. Sob as expectativas da opinião pública, o TRE continua apreciando a denúncia que envolve o sorteio de brindes, na campanha do ano passado, durante festa no sindicato dos motoristas, e que tem como réu o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. Quando o caso será julgado pela Justiça Eleitoral?

2. Sob uma série de boatos e especulações, o mesmo TRE também aprecia com toda morosidade a que tem “direito” os processos que pedem a cassação dos mandatos de dois vereadores aqui na capital: Sérgio da SAC e Felipe Leitão. Será que em 2010 essa novela terá um final com culpados e inocentes definidos?

3. Após o anúncio do apoio do DEM ao PSB, já nos últimos dias de 2009, volta à tona o comentário de que o irmão do prefeito Ricardo Coutinho pode figurar como suplente de Ney Suassuna. Será que o senador Efraim Morais vai demorar a acordar e perceber que pode ter caído no canto da sereia e que uma armadilha pode ter sido preparada para lhe aniquilar da vida pública?

4. Com posição definida, pelo menos até agora, de continuar levantando a tese da candidatura própria ao governo do estado, o senador Cícero Lucena resiste a todos as armações preparadas para lhe tirar do páreo. Cícero mantém o discurso, mostrando que detém prestígio na direção nacional do PSDB ou Cássio vence a parada?

5. Mantendo a estratégia do silêncio para evitar maiores especulações sobre o seu destino nas eleições do próximo ano, o ex-governador Cássio Cunha Lima vive um dos maiores dilemas da sua carreira política: o trauma de ser carimbado como traidor. Qual o prazo estabelecido para a consumação do fato que pode ficar nos anais da história política recente do nosso estado?

6. Centro das atenções no tocante a sua participação no processo sucessório de 2010, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, definiu que fevereiro é o limite para sua decisão em torno do assunto. O “cabeludo” sai como vice, como candidato ao senado ou permanece na prefeitura campinense?

7. Vários partidos continuam “batendo o pé” e travando uma verdadeira “guerra” de bastidores para indicar a postulação de vice na chapa liderada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. PTB e PP são os mais fervorosos interessados. Quem sai e quem fica no grupo após a escolha do nome?

8. O cenário eleitoral para o próximo ano ainda é classificado como nebuloso e sem favoritismo. 2010 começará, creio eu, com algumas consultas ao eleitorado, tendo como base os primeiros acontecimentos que vislumbraremos logo no inicio do ano. Quem começará bem o novo ano em termos de números na corrida sucessória?

9. E o dinheiro que foi desviado do FUNDEB aqui em João Pessoa? Fizeram o que não podia ser feito. Praticaram o que a lei não permitia. O dinheiro vai ser devolvido aos cofres públicos? O dano será reparado? O prefeito disse que não devolve nadinha de nada e pronto. A justiça vai chamar o feito à ordem e punir quem realmente praticou a infração?

10. Na última visita do presidente Lula à Paraíba, o prefeito Ricardo Coutinho foi um dos que fizeram verdadeiras declarações de amor ao líder petista. Teve até direito a encontro reservado com Lulinha paz e amor. Declarou voto e tudo mais ao projeto do presidente. E agora? Com o apoio de Cássio se confirmando, Ricardo continua admirando e votando em Dilma ou vai mesmo de Serra? 

Informações para a coluna: (83) 8756 – 9140

COMPARTILHE

Bombando em Nilvan

1

Nilvan

E agora, Major?

2

Nilvan

Os técnicos, os políticos e o governo

3

Nilvan

Presente de Grego

4

Nilvan

Ricardo, os aliados e a divisão do bolo

5

Nilvan

O Fôlego que Vené precisava