Fuba

O voto é prá Ricardo!

    Lançada recentemente pelo Governador Ricardo Coutinho, a nova candidata à sucessão de Luciano Agra ainda desperta algumas dúvidas na […]

    Lançada recentemente pelo Governador Ricardo Coutinho, a nova candidata à sucessão de Luciano Agra ainda desperta algumas dúvidas na cabeça da maioria das pessoas. Numa analise dos últimos acontecimentos começo a sentir o cheiro de fumaça que vem por aí e que vai defumar com força os quatro cantos da nossa antiga Parahyba numa disputa onde a força da máquina será de fundamental importância para os dois governos, tanto municipal como estadual, na construção desse novo projeto.

   Nos arredores dessa nebulosa guerra que está por vir, muita coisa vai acontecer e tenho certeza que não será difícil para a população perceber que votar em Estelizabel é votar diretamente em Ricardo. Isso é fato! A escolha da candidata feita pelo Governador numa atitude unipessoal e de imposição mostra que, além da ousadia e da aposta no “novo”, é resultado da conspiração interna de sua própria vontade. Por mais que se diga que foi pregada a união em torno da candidata, sabemos que essa não foi uma atitude de consenso dentro do próprio coletivo.  Muito pelo contrário! A escolha foi uma decisão pessoal e irrevogável do próprio governador.  Pode até ser que, por um motivo qualquer, mais uma vez haja nova substituição ou sinalize outros nomes, como é o caso de Nonato Bandeira filiado ao PPS ou do vereador Ubiratan Pereira, o “Bira”, do PSB.  Caso isso aconteça é um sinal que tudo estava combinado e ficará ainda mais visível a intenção dessa metamoforse política que se passa no quintal dos “socialistas”. De toda forma, qualquer que seja o seu candidato, o eleitor estará votando no governador. O voto é pra Ricardo! Essa é a verdade!

   O governador Ricardo Coutinho nunca esteve preocupado em formar novas lideranças ou acatar sugestões de partidos, mesmo aqueles que aparentemente são aliados e fazem parte da base de sustentação. Na verdade, nem mesmo o famoso coletivo tem poder de determinar ou influenciar uma decisão.    O seu projeto sempre foi e continuará sendo unicamente pessoal. Faz parte do seu caráter e de seu comportamento. Não foi à toa que Agra foi fritado e escanteado mesmo estando com 63% de aprovação de sua gestão. A reeleição de Agra poderia ser uma ameaça ou uma futura pedra em seu sapato. Essa atitude é a prova maior de que ele quer mostrar ao povo e à classe política ser o detentor desses votos. Em caso de vitória, todos os louros serão atribuídos à sua performance e sairá hiperfortalecido para continuar a sua trajetória no poder.  A estratégia do governador continua sendo impositiva e o sucesso das urnas é uma questão de sobrevivência futura e consolidação de seu ideal.   Mas até quando? Será que a Paraíba continuará refém de um discurso bonito, mas cheio de contradições? Será que o povo não enxerga a malícia nas entrelinhas de quem quer se perpetuar no poder?

    A meu ver, a candidata é “Estela” e dificilmente será substituída a não ser que recaiam sobre ela problemas de ordem pessoal e administrativa. Sabe-se, por exemplo, que a candidata terá que se explicar perante a justiça eleitoral sobre o escândalo da fazenda Cuiá. Isso deve ser levado em consideração já que ela é a Secretária de Planejamento e, às vésperas da última eleição, autorizou a desapropriação super faturada daquela área, causando um grande escândalo e processo judicial.  Mas na cabeça do “Rei”, a batida do bombo continua sendo outra. Pelo menos é assim que ele pensa!

    Nessa perspectiva, a imagem da sua candidata será “colada” na dele e começará uma peregrinação pelas ruas e eventos da cidade na tentativa de construir e solidificar a sua nova invenção. Quem escolher Estelizabel estará votando em Ricardo.  A construção do seu nome é a solução encontrada e praticamente a única saída para se fazer uma liderança que continue sendo manipulada e o governador se mantenha mandando no município.

   Isso me faz lembrar o slogan de uma campanha: “Forte é o povo!” Será? Particularmente ainda acho que o dinheiro e a mentira continuam sendo mais fortes do que o povo. Infelizmente! Mas que a disputa vai ser boa vai!  Tomara que os partidos de oposição abram seus olhos e percebam a tempo a perversidade desse plano. E o povo também!

   Com o novo quadro, pelo menos nesse primeiro momento, muitos partidos saem fortalecidos, na busca por uma provável retomada de poder. No caso do PT, por exemplo, a consolidação da candidatura própria se fortalece e passa a ser uma perspectiva viável e praticamente concreta. Dessa feita, Luciano sobe e agradece!

  

  

      

  

  

COMPARTILHE

Bombando em Fuba

1

Fuba

UMA ÚLTIMA REFLEXÃO!

2

Fuba

A DOR DA DIGNIDADE

3

Fuba

OS VERDADEIROS PINÓQUIOS

4

Fuba

ERA SÓ O QUE FALTAVA!

5

Fuba

CONCEPÇÃO ERRADA