Fuba

Algo Estranho…

   Parece brincadeira, mas quem não se lembra do reboliço que foi no ano passado para se trocar um terreno […]

   Parece brincadeira, mas quem não se lembra do reboliço que foi no ano passado para se trocar um terreno em Mangabeira onde hoje funciona a Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) por um terreno no Geisel, para que fosse construído um Shopping? Quem não se lembra da polêmica gerada na Assembléia com os deputados de oposição querendo transparência na transação e o governo se esquivando e impondo sua vontade e sua determinação? Quem não se lembra da tentativa de jogar contra a população os deputados que votaram contra a ilegalidade da transação (e não contra a construção do Shopping), colocando inclusive out-doors na tentativa de denegrir suas imagens? Lembro-me bem que o argumento questionado pelos parlamentares era a falta de transparência e licitação no projeto. Polêmica vai, polêmica vem, o TJ decidiu pela autorização da permuta. Depois veio o embargo do TCE e mais uma vez, através de liminar, a liberação. Se virou Lei, no entanto, parece-me que não está sendo cumprida.

   Independente do resultado final, o que me intriga nisso tudo é a falta de sensibilidade e os argumentos mentirosos de como é feito as coisas nesse governo. Se não existe diálogo, não existe transparência! Para nossa surpresa, passando por cima de tudo e de todos, o terreno do Geisel, onde seria construído a Acadepol, agora está sendo substituído por outra área em Jacarapé,  localizado as margens da PB 008. Segundo o diretor técnico da Academia de Ensino de Polícia (AEP), Bergson Vasconcelos, o terreno do Geisel é incompatível com a prática de tiro por se localizar em área urbana e essa modalidade faz parte do treinamento para formação de novos agentes.  Ora, e por que não viram isso antes? Será que no meio de tantas discussões não se observou esse pequeno detalhe? E o que será feito com o terreno do Geisel? Existe algo muito estranho nisso tudo! Nas discussões, o governo alegava que ali seria o lugar ideal para a instalação desse tipo de equipamento já que facilitaria a mobilidade por se estar localizada as margens da BR 230.  De repente, sem mais nem menos, muda-se de opinião e começa a construir a Acadepol numa área completamente diferente, sem consultar a população nem tão pouco a Assembléia. Será que isso pode? Sei não! Se não precisa mais do terreno do Geisel quer dizer que o terreno de Mangabeira foi simplesmente doado sem nenhuma justificativa? O que estará por trás disso tudo? Onde estão os Deputados para interferir nessa transação e esclarecer o que está acontecendo? A população precisa saber!

   Na verdade, o novo local escolhido pelo governo está dentro de uma área de preservação e já começa a polemizar com ambientalistas e defensores da natureza. Segundo o vice-presidente da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN), Antônio Augusto Almeida, “o desmatamento da vegetação nativa do litoral sul é uma afronta às leis ambientais já que ali estão os últimos resquícios de mata atlântica”.  Segundo denúncia de moradores próximos, o desmatamento está sendo feito de trás para frente para que a população “não perceba” a gravidade da destruição e a licença ambiental obrigatória até agora não foi requerida.  Um absurdo! Como tudo nesse governo, a obra já começa com irregularidades e mesmo sem a autorização da Sudema as máquinas já começaram a devastação.  Mas não para por aí! Essa mesma área foi zoneada desde 2009 e disponibilizada para construção de 1.500 unidades habitacionais no projeto “Minha Casa, Minha Vida” do governo federal.  Segundo o Presidente da Coopercasa, Sr. Ironaldo Oliveira, antes de iniciar as construções seria feito um projeto de compensação e recuperação da mata ciliar. Depois de muita luta, conseguir zonear a área e ter o espaço garantido pelo Conselho de Habitação da Cehap, os cooperados que se inscreveram para o referido projeto vêem o sonho da casa própria desaguar ladeira abaixo já que o Governo na calada e na surdina, mais uma vez retira dos mais necessitados para compensar os mais poderosos. Tudo por puro capricho! Alguma coisa tem que ser feita para barrar mais essa tentativa desastrosa e desastrada desse governo. É essa a cara do salto que a Paraíba deu! Um salto, se não mortal, certamente imoral!

  

 

  

  

 

COMPARTILHE

Bombando em Fuba

1

Fuba

UMA ÚLTIMA REFLEXÃO!

2

Fuba

A DOR DA DIGNIDADE

3

Fuba

OS VERDADEIROS PINÓQUIOS

4

Fuba

ERA SÓ O QUE FALTAVA!

5

Fuba

CONCEPÇÃO ERRADA