Clilson Júnior

Tarifa de ônibus: Cartaxo 10% e Ricardo 91% – “o grande assalto”

Ouvi uma tentativa besta da minúscula oposição de João Pessoa entoar de forma burra que Cartaxo reajustou as tarifas de […]

Ouvi uma tentativa besta da minúscula oposição de João Pessoa entoar de forma burra que Cartaxo reajustou as tarifas de ônibus em 10%. O bom mesmo para a oposição oportunista seria ônibus gratuitos, mas ainda não descobriram a fórmula para genial ideia. Quando eles bradam contra o prefeito de João Pessoa  por ter aumentado a tarifa, esquecem quando Cartaxo assumiu em janeiro de 2013 a passagem custava R$ 2,30 e em junho daquele mesmo ano foi esse mesmo Cartaxo que reduziu o preço das tarifas para R$ 2,20, preço praticado antes do último reajuste.  

 

Tarifa de ônibus: Cartaxo 10% e Ricardo 91% – “o grande assalto”  

Os vereadores deveriam lembrar que em 2013 ainda era possível comprar o litro do diesel nas bombas de João Pessoa por apenas R$ 1,92 (um real e noventa e dois centavos), hoje ninguém coloca o litro por menos de R$2,69 (dois reais e sessenta e nove centavos).


Quando digo que é burrice criticar por criticar, quero lembrar aos nobres vereadores que o  “grande salto” ou “o grande assalto” nos preços das passagens foi praticada quando Ricardo Coutinho foi prefeito de João Pessoa, que foi reconhecidamente o melhor prefeito da história de João Pessoa para empresários de ônibus.  Ricardo Coutinho iniciou sua gestão uma passagem do transporte coletivo custando apenas R$ 1,15 (um real e quinze centavos). Em fevereiro de 2005, autorizou seu primeiro reajuste como prefeito da capital na ordem de 13%, elevando a passagem para R$ 1,30 (um real e trinta centavos). Em novembro de 2005, para agradar os empresários ricos que exploram o sistema de transporte público em João Pessoa, o Mago autorizou outro aumento. Coube a Manoel Júnior, prefeito interino de João Pessoa à época, autorizar outro aumento de 10% em dezembro de 2006, elevando a passagem para R$ 1,60 (um real e sessenta centavos), ou seja, nos dois primeiros anos de governo girassol, a passagem saltou de R$ 1,15 para R$ 1,60, representando um percentual de reajuste de (olha a coincidência) 40%. Assombrosamente a inflação do ano de 2005 foi de 5,69% e em 2006 apenas 3,14% no Brasil.

 

O lema de Ricardo Coutinho para agradar os empresários é mesmo usado pelas galinhas, onde de grão em grão vão enchendo os papos, assim funcionou a metodologia dos aumentos das tarifas de transporte em João Pessoa. A passagem foi subindo, subindo e subindo chegamos às férias de janeiro de 2011 ao patamar de R$ 2,10 (dois reais e dez centavos). Em janeiro de 2012, na gestão de Agra (que era o vice de RC) outro presente de grego. O Conselho de Transportes e Trânsito (CTT) queria R$ 2,30 (dois reais e trinta centavos), mas São Agra só autorizou R$ 2,20 (dois reais e vinte centavos).


 


Nesta brincadeirinha de aumento aqui e acolá, de 2005 até a data de hoje as passagens de ônibus em João Pessoa saltaram de R$ 1,15 para R$ 2,20, o que representa um astronômico reajuste de 91,3 %.


Existe um Conselho Tarifário de “faz de conta”, que age sem transparência que sempre cumpre a risca uma regrinha fajuta para beneficiar os empresários. Eles apresentam sempre um preço de tarifa superior e impactante, e o prefeito (seja lá quem for o mandatário) se apresenta como bonzinho, rejeita os preços apresentados e reduz alguns centavos. Sempre, em todos os aumentos da era Ricardo e Agra a fórmula foi repetida. Com Cartaxo existe pelo menos o respeito!


Em permanente confronto consigo mesmo, o coletivo de Ricardo Coutinho já desfrutou a sensação de estar do lado das categorias que hoje enfrenta, sejam estudantes ou alternativos. O então vereador Ricardo Coutinho já defendeu a legalização dos transportes alternativos na Capital, conforme o vídeo abaixo, gravado em setembro de 1997, em plena campanha para deputado estadual. Este vídeo mostra Ricardo defendendo os transportes alternativos. No discurso, de mais de dois minutos, Ricardo denuncia a irregularidade na concessão pública das empresas de ônibus da Capital. “Todas elas ganharam concessão de forma ilegal”, dispara Ricardo, num pronunciamento contundente, provocando a bancada do então prefeito Cícero Lucena a contestá-lo.


A denúncia se refere à falta de licitação para contratação de empresas de transportes coletivos. Processo que ainda não foi realizado na atual gestão. Ricardo foi eleito em 1998 como um dos deputados estaduais mais votados da Paraíba. Na época, como mostra a fita, Ricardo dizia que era preciso “reabrir a alternativa de transportes onde os ônibus não consigam chegar”.

 

“Além disso”, disse Ricardo no discurso na Câmara, “o alternativo é um instrumento de política de transporte importante para aqueles que não conseguem andar de carro particular, descongestionando, inclusive, o trânsito dessa cidade de 17 mil veículos”, diz Ricardo.


Na época, Ricardo dizia que era preciso “reabrir a alternativa de transportes onde os ônibus não consigam chegar”.

Veja o pronunciamento do prefeito Ricardo Coutinho em 1997 na Câmara Municipal de João Pessoa.


  


Antes de assumir Ricardo dizia:

“Pretendemos reabrir uma alternativa de transportes onde os ônibus não consigam chegar”

 

Antes de assumir Ricardo dizia:

“Ilegais são as empresas de ônibus de João Pessoa. Todas elas ganharam concessão de forma ilegal”


 Moral da história, o povo que sifú!

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