Clilson Júnior

Pesquisa eleitoral

Qual o candidato que não gostaria de ver seu nome, pela primeira vez, na frente nas pesquisas eleitorais. Tem gente […]

PesquisaQual o candidato que não gostaria de ver seu nome, pela primeira vez, na frente nas pesquisas eleitorais. Tem gente que diz que ainda é cedo. Cedo nada. 

Ouvi gente admitir neste domingo que aparecer na frente das pesquisas eleitorais que começam a serem divulgadas agora só alimenta o ego. Faltam 8 meses para as Eleições e neste momento, pesquisas são importantíssimas para as estratégias políticas. 

MANIPULAÇÃO DE PESQUISAS

É possível sim. Claro que os políticos manipulam pesquisas eleitorais. Imagine que certo candidato saiba que vem tendo uma redução expressiva nas ultimas pesquisas, e de forma “mágica” descobre os locais serão aplicados os formulários da próxima pesquisa eleitoral. Basta o tal candidato realizar “ações” nestas localidades. Usar a maquina para fazer o que bem entender também é utilizado neste vale-tudo desta guerra eleitoral. 

O PERIGO DOS INDECISOS 

Que faz campanha política sabe que o maior perigo na divulgação de números, diz respeito aos indecisos e como eles podem ser manipulados pelos institutos de pesquisa. Jamais poderemos comprovar, mas sabemos como tudo acontece. Quando se sabe quando há muitos indecisos em determinadas regiões de abrangência da pesquisa é possível transformá-los em massa de manobra. Vamos à lógica: Já ouviram falar em “eleitor rebanho”? Quer um exemplo prático de como isso acontece? Imaginem vocês que certo candidato aparece em segundo colocado em uma determinada pesquisa e de repente ele inicia uma recuperação natural para aproxima-se de vez com a força que está na liderança. Quem manipula pesquisa pode utilizar da prerrogativa que necessariamente sempre gerará o efeito “virada”, fazendo do candidato que se apresentava quase morto e de uma hora para outra começa hipoteticamente subir e ameaçar o primeiro. 

As pesquisas, na maioria das vezes tornam-se um instrumento de enganação, de fraude, de desinformação e de mentira. 

INFLUENCIA DAS PESQUISAS 

Todos sabem que qualquer candidato pode ir do céu ao inferno, graças aos números divulgados pela imprensa. E daí vem outro dado interessante. Manipulação da imprensa ao divulgar o resultado. Imaginem se um candidato X caiu 2 pontos percentuais, quando comparado os números com a pesquisa anterior. “Fulano despencou de vez e sicrano assume a liderança de vez na disputa”. A manchete trata que a diminuição de 2 pontos percentuais foi transformado em “despencou” na manchete, e isso tem efeito devastador, pois é natural do eleitor como bom brasileiro, querer sempre a vitória. Afinal, ninguém gosta de perder, seja no futebol, no amor, ou na política. Na campanha o que mais influencia o voto do eleitor são as pesquisa que mostram que certo candidato tem maior popularidade que seu concorrente.

 

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba