Clilson Júnior

O prefeito ladrão!

Calma, não é com seu prefeito ainda não amigo. São sugestões para a partir destas dicas, você montar em sua […]

Calma, não é com seu prefeito ainda não amigo. São sugestões para a partir destas dicas, você montar em sua cidade uma rede para caçar prefeito ladrão. Essas pragas tem que ser cassadas e expulsas da vida pública. O problema é como iniciar a caça a partir de um perfil destes verdadeiros canalhas. Vamos aqui a algumas dicas importantes, pois diante de alguns indicadores já se pode avaliar a conduta da administração em cidades pequenas, médias ou grandes.

 

Aqui vão princípios gerais que valem para todas as cidades. Quem quiser caçar prefeito ladrão pode examinar dez itens de sua conduta.

 

1) A declaração de bens apresentada pelo prefeito tem valores aparentemente exagerados em obras de arte, ouro, papéis ao portador ou gado. Podem ser bens-sabonete. Lavam qualquer coisa.

 

2) O prefeito é acusado de ter favorecido uma empresa, e ela foi formada pouco antes de sua posse. É quase certo que a suspeita seja procedente.

 

3) O prefeito ou pessoas de sua família apareceram com carros novos. Conferindo a placa no Detran, descobre-se que o dono do veículo é um desconhecido ou um conhecido fornecedor. Já se viu caso em que o carro da filha do prefeito estava em nome do açougueiro que vendia gasolina à prefeitura.

 

4) Prefeitura corrupta adora nota fria. Verifique se a empresa fornecedora ou prestadora de serviços à prefeitura realmente existe. Confira também a existência da gráfica que imprimiu o talonário da nota fiscal que a empresa usou para cobrar à prefeitura. Desconfie de notas com diagramação simples. Desconfie muito de notas fiscais de empresas diferentes com diagramação semelhante. Muitas vezes são ramos de uma mesma quadrilha.

 

5) A prefeitura faz muitas despesas com valores próximos a R$ 8.000. Esse é o gasto que pode ser feito sem licença de ninguém. Desconfie também de compras com valores próximos a R$ 80 mil. É o teto de despesas permitidas sem que se faça licitação.

 

6) O prefeito afixa diariamente o movimento do caixa da prefeitura na véspera? Se não faz, desconfie. Desconfie mais se ele não dá publicidade ao balancete mensal.

 

7) Se a prefeitura paga muitas contas com cheques sem cruzamento, o golpe é manjado. Alguém quer permitir o saque na boca do caixa.

 

8) Quando o cardápio da merenda escolar muda disparatadamente e a prefeitura exige produtos esquisitos nas suas cestas básicas, o cidadão está diante de um sinal de licitações viciadas. Já houve comissão de licitação pedindo ervilha com molho de tomate.

 

9) Deve-se desconfiar se o prefeito organiza muitas festas populares. Muitas quadrilhas usam o pagamento de promotores culturais e de cachês de artistas para maquiar recursos surripiados.

 

10) Prefeito ladrão não gosta de mostrar contas. Isso não significa que todos os prefeitos que não gostam de falar nas suas contas sejam ladrões, mas justifica a suspeita. Pedir as contas é sempre um bom remédio.

 

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

A impunidade com vista para o mar: Sergio Cabral e o Brasil distópico de “Blade Runner”

2

Clilson Júnior

Padre Egídio, no hospital, na sala de cirurgia!

3

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

4

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

5

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?