Clilson Júnior

O castelo vai ruir em setembro

O sapo deveria reler o capitulo XVIII do ‘Príncipe’, livro de Nicolau Maquiavel, e parar de criar expectativas falsas sobre […]

O sapo deveria reler o capitulo XVIII do ‘Príncipe’, livro de Nicolau Maquiavel, e parar de criar expectativas falsas sobre seu estado de saúde, querendo comover os súditos que andam no limite da insatisfação. Sabe por que Príncipe?  Começou a ficar feio e chato você tuitar que és quase um anjo. Já começou a não surtir mais aquele efeito de antes.

 

Quando entrar setembro esse “moído” acaba de vez!  

Nicolau ensina como os príncipes devem manter a fé da palavra dada e como se deve agir numa situação tensa como essa. Diz Nicolau: “Quando seja louvável em um príncipe o manter a fé (da palavra dada) e viver com integridade, e não com astúcia, todos compreendem; contudo, vê-se nos nossos tempos, pela experiência, alguns príncipes terem realizado grandes coisas a despeito de terem tido em pouca conta a fé da palavra dada, sabendo pela astúcia transtornar a inteligência dos homens; no final, conseguiram superar aqueles que se firmaram sobre a lealdade”. E mais adiante aconselha: “Deveis saber, então, que existem dois modos de combater: um com as leis, o outro com a força. O primeiro é próprio do homem, o segundo, dos animais; mas, como o primeiro modo muitas vezes não é suficiente, convém recorrer ao segundo. Portanto, a um príncipe torna-se necessário saber bem empregar o animal e o homem.

 

Esta matéria, aliás, foi ensinada aos príncipes, veladamente, pelos antigos escritores, os quais descrevem como Aquiles e muitos outros príncipes antigos foram confiados à educação do centauro Quiron. Isso não quer dizer outra coisa, o ter por preceptor um ser meio animal e meio homem, senão que um príncipe precisa saber usar uma e outra dessas naturezas: uma sem a outra não é durável”.


Acho que a melhor estratégia do Sapo seria mobilizar o seu exército. Não adianta mais utilizar o exército virtual pago para dizer que você é do bem e o mal é seu bem. Pare de usar a força desproporcional. 


Quando entrar setembro esse “moído” acaba de vez!


Até lá, leia capítulo XXIII que ensina como afastar de vez os aduladores e mude urgentemente a estratégia melosa de abordar o tema.

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba