Clilson Júnior

Eitel Santiago, apaziguador-geral da República!

A hora e a vez de Eitel Santiago de Brito Pereira assumir o cargo procurador-geral da República no lugar de […]

A hora e a vez de Eitel Santiago de Brito Pereira assumir o cargo procurador-geral da República no lugar de Janot chegou e deverá tomar posse já em setembro deste ano. Quem garante é um influente advogado que atua em Brasília e tem livre trânsito entre os caciques do PMDB e PSDB.

 

Eitel é vice-presidente do Conselho do Ministério Público

Mas como Eitel vai assumir a interinidade do cargo sem ser candidato a lista tríplice? O influente advogado deu a seguinte explicação: O presidente do Senado Renan Calheiros, juntamente com Eduardo Cunha, ambos investigados na operação da Polícia Federal, se articularam com alguns senadores, inclusive os três da Paraíba (Cássio, Maranhão e Lyra) para elevar Eitel Santiago ao cargo interinamente já que ele é subprocurador-geral e vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público. 



A engenharia de Renan e Cunha é não sabatinar o novo procurador-geral da República até 17 de setembro, automaticamente Santiago assumiria até a vaga de Janot até o nome novo procurador ser referendado. Além desta manobra, Cunha e Calheiros querem colocar em votação uma proposta para proibir reeleição para o posto máximo da PGR.


Na verdade, o cargo de livre indicação da presidenta Dilma que poderá acolher algum nome da lista, ou optar por outro procurador que não conste na tal relação, só que qualquer indicado ainda tem que ser sabatinado no Senado Federal.


Eitel funcionaria como um “apaziguador-geral da república”, jamais como “engavetador-geral ” com ficou conhecido o pernambucano Geraldo Brindeiro no governo FHC.


Eitel Santiago de Brito Pereira,  em todas as suas tentativas jamais logrou êxito em ver seu nome aparecer em qualquer lista tríplice das eleições bienais da Associação Nacional dos Procuradores da República. Tentou e não conseguiu suceder Cláudio Fonteles em 2005. Ficou de fora da lista que indicou Gurgel.  Em 2014 foi eleito vice-presidente do Conselho do Ministério Público para um mandato que termina apenas em 2018. 

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba