Em vários estados advogados defendem Eleições Diretas Já na OAB, o que o senhor acha?
Tenho formação democrática e, por esta razão, defendo com muito orgulho as eleições diretas em todos os setores da Ordem dos Advogados do Brasil,, por entender não ser possível nos dias atuais, qualquer eleição indireta. No momento presente, temos um presidente eleito pelo voto indireto de conselheiros federais dos estados, menosprezando a maioria esmagadora de 700 mil advogados inscritos na OAB. Quero e lutar pelo direito de poder votar no meu representante nacional.
Recentemente o IBOPE fez pesquisa em todo o país e nada menos que 84% dos advogados consultados, querem as DIRETAS JÁ NA OAB. Quando menos, é uma referência de se tirar o chapéu.
Além do mais, a Ordem defende e prega democracia, mas não pratica no seu âmbito!
Como exemplos práticos temos:o fim das eleições indiretas pelas Câmaras Municipais de todo país, em caso de vacância do Executivo. A OAB defende a lei “ficha limpa”, consagra o princípio da probidade administrativa e o fim do nepotismo na pública administração. Mesmo assim a OAB, matém a ultrapassada eleição indireta para presidente nacional e isso é um paradoxo inaceitável.
Quem tem medo das eleições diretas para presidente nacional da OAB?
Recentemente Odon Bezerra anuncia verba do Conselho Federal para reforma do prédio. As “diretas já” não prejudicaria os estados menores?
Entendo que não, pois nos já tivemos o dissabor de eleições indiretas no Brasil. Meu brado é pela aplicação do princípio constitucional da DEMOCRACIA doa em quem doer.
Pesquisa realizada a nível nacional constatou a grande maioria dos advogados, do norte e nordeste, desejarem eleições diretas na OAB. Eleições diretas já na OAB, caro jornalista, é sinônimo do fim de acordos escondidos, conchavos, reunião de bancadas. Diretas já na OAB é dar a qualquer advogado do país e do meu pequeno Estado da Paraíba o direito de escolher seu presidente, pela vontade livre e desembaraçada dos advogados.
Não haveria qualquer prejuízo. Cada seccional tem o seu orçamento formado pelas anuidades dos advogados inscritos e de estagiários, além de outras receitas menores. Receber verba do Conselho Federal é bom para qualquer estado, agora não podemos ficar com o pires na mão para calar a campanha das DIRETAS JÁ NAS ELEIÇÕES DA OAB.
Como o senhor avalia a atual administração da OAB-PB?
Votei na atual administração da OAB-PB e logo cheguei à conclusão de que as famosas promessas de campanha não foram cumpridas. Tal realidade me dá tristeza, pois a história da OAB paraibana é rica de realizações e intrasigente defesa da democracia plena.
A atual administração foi longe demais, se distanciando do foco central que é o advogado e, por via consequente, o livre e desembaraçado acesso ao poder judiciário.
Bandeiras como valorização dos advogados, combate ao aviltamento dos honorários, redução das custas, direitos humanos, combate a corrupção, defesa das prerrogativas e tantas outras fazem parte do abecedário da nossa autarquia atípica. Inclusive, com eleições diretas na OAB Nacional.
O atual presidente vem ouvindo meus reclamos e brados públio pró advocacia desde janeiro deste ano, mas pouca coisa ou quase nada tem mudado. Chego a vislumbrar que a massa advocaticia vai dar a sua resposta nas próximas eleições deste ano.
Para quem não sabe, os jovens advogados representam mais de 70% dos votos enquanto a atual administração pouco faz para minorar as desigualdades e desafios. Nós advogados não queremos desconto em cabeleireiro, cinema e em festa de clube. Queremos respeito e prestígio ao exerício da advocacia, fato incessantemente reclamado pelos advogados. A defesa da classe, pela dignidade e respeito as prerrogativas, vem de muito tempo…
Nas eleições deste ano, os jovens advogados terão representante disputando?
Não tenho dúvida nenhuma, que um grupo grande de Jovens Advogados formarão sua chapa no devido tempo, para de forma altiva e forte concorrer nas próximas eleições. Costumo dizer que essa é a nossa hora e a nossa vez. Tenho visto desde muitos anos, as mesmas caras e práticas na OAB-PB, sem que fosse submetida à modernidade e eficiência. Aí há necessidade urgente da nossa instituição precisar de mudança. Muda OAB-PB!
E a chamada “chapa caixão” praticada pela OAB da Paráiba, o que significa isso?
Muito simples, antigamente a eleição para Conselheiros e Diretoria da OAB-PB eram de forma direta e pessoal. Explico: você poderia votar em conselheiros das duas chapas, desde que não ultrapasse o número das vagas no Conselho Estadual.
Numa jogada política baixa, em anos atrás, nossa OAB retrocedeu para criar a “CHAPA CAIXÃO’ onde você vota em quem quer e quem não quer…
Na bandeira das diretas já, também se incluí a morte da famigerada “chapa caixão”.