O Príncipe daqui deveria reler o capitulo XVIII do ‘Príncipe’, livro de Nicolau Maquiavel, e parar de criar expectativas falsas quanto a sua situação no STF. Sabe por que Príncipe? Tá começando a ficar feio e chato você tuitar todo dia, toda hora, dizendo que é hoje, é amanhã. Já começou a não surtir mais aquele efeito de antes.
Nicolau ensina como os príncipes devem manter a fé da palavra dada e como se deve agir numa situação tensa como essa. Diz Nicolau: “Quando seja louvável em um príncipe o manter a fé (da palavra dada) e viver com integridade, e não com astúcia, todos compreendem; contudo, vê-se nos nossos tempos, pela experiência, alguns príncipes terem realizado grandes coisas a despeito de terem tido em pouca conta a fé da palavra dada, sabendo pela astúcia transtornar a inteligência dos homens; no final, conseguiram superar aqueles que se firmaram sobre a lealdade”. E mais adiante aconselha: “Deveis saber, então, que existem dois modos de combater: um com as leis, o outro com a força. O primeiro é próprio do homem, o segundo, dos animais; mas, como o primeiro modo muitas vezes não é suficiente, convém recorrer ao segundo. Portanto, a um príncipe torna-se necessário saber bem empregar o animal e o homem. Esta matéria, aliás, foi ensinada aos príncipes, veladamente, pelos antigos escritores, os quais descrevem como Aquiles e muitos outros príncipes antigos foram confiados à educação do centauro Quiron. Isso não quer dizer outra coisa, o ter por preceptor um ser meio animal e meio homem, senão que um príncipe precisa saber usar uma e outra dessas naturezas: uma sem a outra não é durável”.
Acho que a melhor estratégia do Príncipe seria mobilizar o seu exército de mais de 1 milhão de pessoas. Igualzinho aquele solitário carrinho de som em Brasília. Não adianta mais o Príncipe ir ao twitter para dizer que os tais agravos seriam julgados e seu clone no jornalismo ir mais além e postar que a informação que eu havia publicado neste portal, dando conta de que os ditos agravos não seriam julgados nesta quarta, teria sido uma informação sem checar.
Quando entrar setembro, quem sabe, esse “muído” acabe de vez!
Até lá, no recesso do STF, bem que o Príncipe deveria ler também o capítulo XXIII que ensina como afastar de vez os aduladores, pois acredito no que o Prícipe tem o direito legitimo de ocupar aquela cadeirinha, o que tá precisando é mudar urgentemente a estratégia melosa de abordar o tema.
BRADESCO
Anota ai. O Bradesco será o banco que cuidará da folha do Estado da Paraíba. “Onde tem PSB, tem Bradesco”.