Clilson Júnior

A UEPB por Marcos Alfredo

  Diante de toda celeuma instalada ontem, depois que Ricardo Coutinho, através de decreto, resolveu aniquilar com a autonomia da […]

 

Diante de toda celeuma instalada ontem, depois que Ricardo Coutinho, através de decreto, resolveu aniquilar com a autonomia da Universidade Estadual da Paraíba, nada melhor que refletir a partir de uma belo texto do jornalista Marcos Alfredo, que conhece mais que ninguém a realidade daquela universidade. Vale a pena ler Alfredo hoje em sua reflexão: “A UEPB e a ironia da conquista que volta a ser um sonho

 

 

Entre os grandes patrimônios da Paraíba, a UEPB certamente é o maior. Portanto, quando sua autonomia financeira passou a ser uma realidade em agosto de 2004, através de uma lei sancionada pelo então governador Cássio Cunha Lima, uma conquista foi consolidada, um avanço foi sacramentado na história de uma instituição que sempre sobreviveu às piores crises.

Sete anos depois, a comunidade acadêmica se vê às voltas agora com uma decisão que, na prática, significa um retrocesso: por uma simples portaria, o Governo do Estado desqualificou a lei da autonomia, estabelecendo um repasse fixo para a universidade, com base em critérios próprios.

Mais do que tornar inútil uma lei que permitiu à UEPB em poucos anos avançar décadas, foi também fechada a conta tesouro da universidade – o que na prática também representa um ‘tiro’ na autonomia. Além da queda, o coice.

Lembro bem que em seu discurso para justificar a adoção de uma lei para garantir a autonomia da UEPB, o então governador e hoje senador Cássio Cunha Lima argumentou que este seria um instrumento que obrigaria a todo e qualquer governo a respeitar uma conquista da comunidade acadêmica e do povo da Paraíba. Ironicamente, pelas mãos de um aliado político, esse sonho sofre um duro ataque.

Marcos Alfredo

Jornalista com atuação há 28 anos no mercado de trabalho, é formado pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já tendo trabalhado em vários veículos de comunicação da mídia impressa – desde O Momento, passando pelo Correio da Paraíba e o Jornal da Paraíba. Foi também Diretor de Jornalismo da Secretaria de Comunicação da Paraíba. Já foi editor do PB Agora e, no momento, é editor-proprietário do Diário da Paraíba – site com um foco essencial na área de Economia. Pela primeira vez, assina um blog, definindo como parâmetros básicos a apuração das informações e a análise aprofundada dos fatos políticos, econômicos e sociais.

COMPARTILHE

Bombando em Clilson Júnior

1

Clilson Júnior

19 de março de 2017, Lula em Monteiro

2

Clilson Júnior

Vené, o senador de Lula

3

Clilson Júnior

E agora Ruy Carneiro?

4

Clilson Júnior

O Big Brother do Padre Egidio e as gravações que vão balançar o poder

5

Clilson Júnior

Padre Egidio na cadeia, viva o TJ da Paraíba