A primeira pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (24) pela TV Cabo Branco pode ter deixado postulantes à Prefeitura de João Pessoa com insônia. Era esperado Luciano Cartaxo na dianteira – aponta 52% – , mas não se imaginava esse crescimento de Cida Ramos – abre com 23%.
Digo ‘abre’ porque em outros levantamentos, como do Opinião do Sistema Arapuan, realizado em junho, o panorama era outro: não havia campanha e ainda existiam mais dois candidatos a prefeito no páreo, Manoel Junior e Wilson Filho. Além disso, Cida passou a ser candidata a partir de maio, após a renúncia de João Azevedo, contra o candidato natural à reeleição.
A história mostra que no dia 21 de setembro de 2012, o mesmo Ibope divulgou uma segunda rodada da pesquisa eleitoral sobre as eleições municipais em João Pessoa: Luciano Cartaxo, então no PT, liderava com 29%; seguido de Cícero Lucena (PSDB), 20%; José Maranhão (PMDB), 18%; e Estela Bezerra (PSB), 14%. Ainda havia Lourdes Sarmento (PCO), Renan Palmeira (PSOL) e Antônio Radical (PSTU), todos com 1%.
Antes disso, naquela eleição, a primeira rodada do Ibope havia sido divulgada no dia 10 de agosto. Maranhão tinha 27%, Cícero 26%, Cartaxo 14% e Estela Bezerra 09%. Lourdes Sarmento 1%, e Renan Palmeira (PSOL) e Antônio Radical (PSTU) não pontuaram.
O aconselhável é que não tenha candidato calçando salto por causa de pesquisa, que na Paraíba tem uma tradição não muito confiável. Um dos casos traumáticos: o empate técnico apontado pelo Ibope em 2014, entre Ricardo e Cássio, na disputa pelo Governo do Estado.
A pesquisa saiu no dia 17 de outubro de 2014. Os números davam o candidato à reeleição, governador Ricardo Coutinho (PSB), com 53% e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com 47%. Daí usaram a margem de erro de 3 pontos percentuais para dizer que estavam empatados tecnicamente, mas o resultado nas urnas a Paraíba sabe.
Outro instituto, o Ipespe, na mesma época, divergiu do Ibope. Deu Cássio com 53% das intenções de voto e Ricardo Coutinho com 47%. Coisa que só Freud explica.
Em todo caso, confira os números:
– Luciano Cartaxo (PSD) – 52%
– Cida Ramos (PSB) – 23%
– Professor Charliton (PT) – 2%
– Victor Hugo (PSOL) – 2%
– Branco/nulo – 15%
– Não sabe/não respondeu – 6%
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 20 e 23 de agosto de 2016. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo PB-06426/2016.