A situação chegou a um ponto na Assembleia Legislativa da Paraíba que o presidente, deputado Adriano Galdino, teve que convidar os deputados para um café da manhã nesta terça-feira (01) para chamar o feito à ordem. O encontro acontece agora em um hotel da orça e deve repercutir na sessão de hoje.
A reunião é marcada menos de uma semana depois do episódio em que dois deputados da Casa de Epitácio Pessoa alteraram os ânimos por causa da ideia de criação do Tribunal de Contas dos Municípios.
Os deputados Tovar Correia Lima e Ricardo Barbosa travaram um intenso debate por causa de um requerimento sobre o referido tribunal, e em seguida sobreveio uma acalorada discussão com troca de acusações pejorativas, com dedos em riste e tudo, antes da turma do deixa disso apartar.
O presidente da Casa, Adriano Galdino, naturalmente, declarou que esse tipo de ocorrência não condiz com a história do Poder Legislativo e repudiou as atitudes do companheiro de partido Ricardo Barbosa.
Dessa forma não é de se estranhar um encontro particular entre os deputados, para evitar de lavar a roupa suja em público.
Sem falar que é preciso discutir os posicionamentos dos deputados perante duas Propostas de Emenda Constitucionais, as de número 11 e 12/2015, meio que ensaiar o discurso antes de entrar no palco. Tem deputado que é contra por achar que as propostas não valorizam os deputados.
Uma PEC vai permitir que vereadores de toda a Paraíba, que tenham sido eleitos suplentes naturalmente, possam substituir deputados estaduais, federais e senadores, mas sem perder o mandato na Câmara Municipal. Já a outra propõe que deputados estaduais possam se licenciar para assumir altos cargos na administração indireta do Estado.
Com sete suplentes de deputados estaduais já a essa altura substituindo durante as licenças dos respectivos titulares das cadeiras na Assembleia Legislativa da Paraíba, é preciso analisar se as duas proposituras não vão estimular ainda mais a dança das cadeiras, digo, a prática da licença parlamentar no Poder Legislativo.
Se por um lado a Justiça Eleitoral diplomar os suplentes demonstra que eles têm todo direito de representar o povo que lhes confiou o voto, por outro, esse troca troca de deputados repercute na atuação na Casa de cada parlamentar eleito por determinada região que compreende sua base eleitoral.
RELAÇÃO DOS DEPUTADOS SUPLENTES 2015/2019
PARTIDOS E COLIGAÇÕES
PMDB
OLENKA TARGINO MARANHÃO PEDROSA – 1º Suplente
OLIMPIO OLIVEIRA – 2º Suplente
TATIANA DE OLIVEIRA MEDEIROS – 3º Suplente
PSL/ PC do B/PHS/PPL/PV
CHARLES CRISTIANO INACIO DA SILVA – 1º Suplente
SERGIO RAFAEL BENTO GOMES – 2º Suplente
RODRIGO CLEMENTE DE BRITO PEREIRA – 3º Suplente
PSB/DEM/PRTB/PDT/PRP
ANTONIO HERVAZIO BEZERRA CAVALCANTI – 1º Suplente
ARTUR PAREDES CUNHA LIMA FILHO – 2º Suplente
RAONI BARRETO MENDES – 3º Suplente
PSDB/PEN/PP/PR/PTB
ANTONIO PEREIRA NETO – 1º Suplente
JULLYS RAMMON REZENDE RAMALHO DA SILVA – 2º Suplente
ELIZA VIRGINIA DE SOUZA FERNANDES – 3º Suplente
PSD/PSC
CARLOS ALBERTO BATINGA CHAVES – 1º Suplente
EVA ELIANA RAMOS GOUVEIA – 2º Suplente
GUILHERME AUGUSTO FIGUEIREDO DE ALMEIDA – 3º Suplente
PT do B/SD/PPS/PTN/PMN/PSDC/PRB
EMANNUEL BEZERRA DOS SANTOS – 1º Suplente
GUTEMBERG LIMA DAVI – 2º Suplente
AMERICO MARCONE CABRAL DE LIRA – 3º Suplente
PT
RODRIGO DE SOUSA SOARES – 1º Suplente
MARENILSON BATISTA DA SILVA – 2º Suplente
OLIVANIO DANTAS REMIGIO – 3º Suplente