O município de João Pessoa está precisando de um ordenamento urbano para acabar com a eterna disputa por espaço entre pedestres, ciclistas, skatistas, patinadores e veículos automotores. Os amantes dos esportes radicais, como skates e patins, principalmente, estão sem espaço na Capital, tendo que optar por entrar em atrito com pedestres na calçadinha da praia ou entrar em conflito com os ciclistas na ciclovia. Para tentar uma solução para o problema, o Ministério Público da Paraíba instaurou um inquérito civil público (nº 24/2015), por meio do qual estuda com a Prefeitura de João Pessoa locais adequados para destinar a esse público.
A prefeitura pediu um prazo de 90 dias para apresentar um projeto técnico capaz de atender o objeto do inquérito, que é destinar uma área própria para esses esportes radicais e recuperar as áreas que já existem, a exemplo da praça próxima ao Shopping Manaíra. O prazo vai até o dia 2 de setembro para apresentação dessas soluções.
Uma sugestão do Ministério Público seria a transformação do estacionamento de veículos ao longo da ciclovia da orla em uma pista apropriada para os skatistas e patinadores, haja vista que a localização do estacionamento ao longo da ciclovia traz riscos para ciclistas, pedestres, motoristas e passageiros dos veículos, no momento em que estes dois últimos precisam desembarcar dos automóveis entrando na ciclovia ou no leito viário, e os pedestres precisam passar entre dois carros e atravessar a ciclovia para ter acesso à calçadinha da orla.
Para o promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social, João Geraldo Barbosa, essa situação torna o estacionamento de veículos naquele local uma “aberração” e uma “anomalia”.
A prefeitura ventilou uma área próxima à Estação Ciência, no Altiplano. Mas não tem nada concreto.
Atualmente, skatistas e patinadores praticam seus esportes na Avenida Cabo Branco, no início da manhã, quando o trânsito é interditado para veículos e, de forma improvisada, no Ponto de Cem Reis, no Centro da cidade, além de algumas praças que apresentem condições de infraestrutura para isso.