O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai dar o start no processo sucessório de procurador-geral de Justiça na Paraíba. A eleição da lista tríplice está prevista para o dia 29 de julho, mas o grupo alinhado ao projeto do atual procurador-geral, Bertrand Asfora, que equivale politicamente à ‘situação’, já tem cinco pré-candidatos. Já na oposição, o promotor de Justiça João Geraldo Barbosa, que concorreu na eleição passada, confirmou ao ClickPB que vai disputar, e outros nomes poderão engrossar o rol de candidatos à Procuradoria Geral de Justiça.
Um dos nomes da oposição que ainda não definiu se será candidato é o promotor de Justiça Carlos Romero, que chegou a concorrer na eleição passada. Também disputou pela oposição Ádrio Nobre Leite. Ambos são promotores do patrimônio público.
Esta semana, ainda, o procurador Bertrand Asfora deverá encaminhar à Comissão de Elaboração Legislativa do Ministério Público a resolução que disciplina o processo eleitoral, definindo inclusive o período de inscrição e de campanha.
Com a eleição da lista tríplice com os três mais votados no dia 29 de julho, a relação é encaminhada para o governador Ricardo Coutinho, que tem 15 dias para nomear o procurador.
O mandato do procurador Bertrand Asfora vai até o dia 29 de agosto deste ano.
Os candidatos situação que já estão confirmados como pré-candidatos são Francisco Seráfico da Nóbrega, Valberto Cosme de Lira, Amadeus Lopes Ferreira, João Arlindo Correia Neto e Clístenes Holanda.
O atual procurador-geral de Justiça Bertrand Asfora não disputa reeleição. Ele deve concorrer este ano a uma vaga de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A eleição da lista tríplice pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) acontecerá no dia 2 de abril.