A escolha feita pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD) para liderar a sua bancada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desagradou vereadores da base aliada. O vereador Helton Renê ainda não teve o nome anunciado ofialmente, nem sequer aos parlamentares da situação, mas nos bastidores está confirmado. A notícia deixou insatisfeitos vereadores da situação por entenderem que Helton não tem perfil para líder por não ser agregador nem conciliador.
Estavam sendo cotados para liderar a bancada vereadores experientes e de perfil mais político, como Pedro Coutinho e Bosquinho. A escolha de Helton, que tem que passou mais tempo do seu mandato ocupando cargo no Procon de João Pessoa do que na Câmara Municipal, no Executivo, foi uma surpresa para os aliados, que tinham uma expectativa em relação à função. Nos bastidores, defende-se que um líder não tenha arestas com os demais vereadores.
A escolha do prefeito, no entanto, mostra a pretensão do gestor de tentar manter o controle da base.
O líder da base de Cartaxo terá a missão de promover a união dos 16 vereadores, que passaram muito tempo divididos na eleição da mesa diretora, e conduzir os projetos da Prefeitura de João Pessoa na Casa de Napoelão Laureano, principalmente frente a uma bancada de oposição de 11 vereadores.