O desembargador João Alves da Silva é o favorito na eleição para presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), biênio 2017-2018. Dos sete candidatos a presidente, ele reúne o maior número de votos do colegiado de 19 desembargadores. Além disso, ele é o candidato do grupo que elegeu Marcos Cavalcanti de Albuquerque na eleição anterior. O grupo de desembargadores teria ‘fechado’ com João Alves. A eleição acontece nesta quarta-feira (16), durante a sessão administrativa do Tribunal Pleno, a partir das 9h.
Uma fonte com excelente trânsito no Poder Judiciário da Paraíba adiantou ainda os nomes dos desembargadores Leandro dos Santos, para vice-presidente, e José Aurélio, para corregedor-geral de Justiça.
A eleição deste ano repete a estrutura da eleição realizada há dois anos, quando foi eleito Marcos Cavalcanti. O tribunal está novamente dividido em dois grupos, o da situação e o da oposição à atual gestão.
O desembargador Márcio Murilo é o candidato do grupo da oposição. Ele tem o apoio de desembargadores como Joás de Brito, Luiz Sílvio Ramalho, Abraham Lincoln, João Benedito, Saulo Henriques, Arnóbio Teodósio.
Havia um candidato de consenso, que uniria os dois lados, oposição e situação. Era Saulo Henriques de Sá e Benevides. Porém, como Márcio Murilo não desistiu da candidatura, bem como os demais que estão concorrendo à presidência, a ideia do consenso foi por água abaixo.
Márcio Murilo, pela antiga regra de antiguidade, seria o presidente, caso não tivesse havido mudança nas regras na eleição passada.
De qualquer forma, como toda eleição, o resultado só sai após a apuração dos votos na urna. Tudo pode acontecer, vejamos o que acontece.
Saiba quem são os candidatos inscritos:
Presidente – Saulo Henrique de Sá e Benevides, Márcio Murilo da Cunha Ramos, Joás de Brito Pereira Filho, Arnóbio Alves Teodósio, Carlos Martins Beltrão Filho, João Benedito da Silva e João Alves da Silva.
Vice-presidente – Leandro dos Santos, Saulo Henrique de Sá e Benevides, Joás de Brito Pereira Filho, Arnóbio Alves Teodósio, Carlos Martins Beltrão Filho e João Benedito da Silva.
Corregedor-geral de Justiça – Saulo Henrique de Sá e Benevides, Joás de Brito Pereira Filho, Carlos Martins Beltrão Filho, João Benedito da Silva e José Aurélio da Cruz.