Uma pesquisa da Price Survey mostrou que a Red Bull é a bebida energética com maior presença de mercado no Brasil, estando com 10 pontos percentuais a mais do que a segunda colocada, a Monster. Sua fórmula principal de sucesso é investir quase todo seu faturamento em marketing, o que a mantém no topo mesmo terceirizando sua produção. Dentro desse contexto, quais são as estratégias da Red Bull que podem ser adaptadas ao seu negócio?
TRADE MARKETING
A empresa é especialista em se posicionar onde o cliente está, de postos de gasolina e mercados, até farmácias, restaurantes e eventos. Ela é capaz de construir sua marca e experiências em cada um desses espaços por meio do seu produto disponível por parcerias ou mesmo para compra, sempre respeitando a jornada dos seus consumidores.
POSICIONAMENTO
A marca é amplamente conhecida por sua conexão com esportes radicais e por patrocinar atletas de alta performance. Em 2004 a Red Bull comprou o time de F1 da Jaguar por apenas US$ 1 com a condição de investir US$ 400 milhões em três anos com objetivo de melhorar o desempenho da equipe, que passaria a se chamar então Red Bull Racing. O resultado foi que, em 14 anos, a empresa investiu cerca de US$ 2,3 bilhões com um retorno de US$ 5 bilhões por ano.
O clube de futebol brasileiro Red Bull Bragantino, que tem uma das maiores receitas do país, além do surfista de ondas gigantes e finalista do BBB Pedro Scooby são também grandes exemplos da associação da marca com atividades de alto impacto.
STORYTELLING
A Red Bull tem um ciclo claro de marketing que tem como objetivo principal desenvolver boas histórias e, com isso, reduzir seu CAC. Essa estratégia envolve a identificação de um esporte e o investimento em uma equipe ou atleta capaz de criar a conexão com a marca e com seus consumidores. O foco é:
- Identificação do atleta ou da equipe e investimento contínuo;
- Conquista dos fãs e afeição pelo produto;
- Criar uma história e mitologia em torno do produto e sua associação com o time e atleta, seja com a capacidade da conquista de troféus superando os desafios, até a capacidade de encarar uma onda gigante do outro lado do planeta;
- Os fãs se envolvem com a história e com o conteúdo criado;
- A exposição constante do produto gera desejo que a longo prazo reduz o CAC.
Com essas estratégias a empresa segue vendendo mais de 8 bilhões de energéticos por ano e é líder de um mercado de US$ 50 bilhões, provando que o posicionamento certo ao lado da criação de boas histórias é uma arma poderosa no crescimento de qualquer negócio.