Edu (Vladimir Brichta) e Laura (Alinne Moraes) se conheceram ainda jovens. Casaram-se e, alguns anos mais tarde, atravessaram uma crise no casamento. Isso aconteceu na mesma época em que Edu morreu. Isso mesmo, morreu… assim, repentinamente. Mas a história deles não podia terminar desse jeito. Ele não ia deixar. Ele precisava se despedir e resolver tudo com ela. Tinha que descobrir o segredo que Laura afirmou esconder pouco antes da morte dele.
Mas como comunicar-se com ela, se nem vê-la ele conseguia? A solução era pedir ajuda a outro fantasma, o fantasma do coração de pedra, uma assombração experiente, que não gosta de companhia, mas que tem as respostas para as dúvidas de Edu sobre esse novo mundo.
Com roteiro e diálogos de humor inteligente e direção de João falcão, "Fica Comigo Esta Noite" (Comédia Romântica, Brasil, 2006, 73 min), o filme conta a história de um amor desgastado pelo cotidiano, reavivado na situação limite da morte. Um trabalho que fala de maneira clara, de amor, casamento, raiva, sexo, traição, sonhos, vida… e morte. Uma comédia dramática deliciosa que mostrará tragédia e comédia em plena convivência, nas mesmas proporções, levando-nos, em segundos, da lágrima ao riso.
O longa foi rodado quase todo em estúdio e João Falcão optou por não lançar mão de efeitos especiais para contar a história de amor após a morte, preferindo alternativas artesanais para fazer a distinção entre o mundo dos vivos e o dos mortos, em soluções de cena que deixam clara a importância de sua formação teatral. O tema da morte é suavizado em constantes referências poéticas de Fernando Pessoa a Peninha, nas digressões em off de Vladimir Brichta – que remete ao clássico de Machado de Assis, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” – e na trilha sonora assinada por Robertinho de Recife.
Curiosidades
– O produtor Diler Trindade inicialmente convidou Daniel Filho para dirigir Fica Comigo Esta Noite, que auxiliou no desenvolvimento do roteiro por mais de um ano mas terminou não encontrando tempo para dirigir o filme.
– Após a saída de Daniel Filho veio o convite a Jorge Fernando, que também dirigiu a peça teatral. Porém conflitos de agenda do diretor com os atores Luiz Fernando Guimarães e Débora Bloch, protagonistas da peça, fizeram com que o projeto fosse adiado por 2 anos.
– Após produzir A Máquina, Diler Trindade convidou João Falcão a dirigir Fica Comigo Esta Noite. O diretor topou a empreitada, desde que tivesse liberdade para reescrever o roteiro. O autor Flávio de Souza e Daniel Filho concordaram com a proposta, o que confirmou a presença de Falcão no projeto.
– Este é o 2º filme em que o diretor João Falcão e o ator Gustavo Falcão trabalham juntos. O anterior foi A Máquina (2006).
– Estréia de Alinne Moraes no cinema.
– Gustavo Falcão permanecia quase 4 horas na sala de maquiagem para sua caracterização como o Fantasma do Coração de Pedra.
– Foram necessários 6 meses de preparação do roteiro e pré-produção, antes do início das filmagens.
– As filmagens ocorreram nos bairros da Lapa e de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Há ainda uma cena rodada em uma igreja em Tiradentes, em Minas Gerais. Ao todo foram necessárias 4 semanas para as filmagens.
Confira
Manaíra Shopping
Box 2 – 14h35/16h20
Redação