Dois deputados da Aliança Unida Iraquiana (AUI), partido xiita vencedor das eleições de dezembro, frisaram hoje que Ibrahim al-Jaafari é o candidato da formação para primeiro-ministro no próximo Governo.
Baha Al Arayi, deputado da AUI, disse à EFE que as informações de que o partido já não apóia a candidatura de Al-Jaafari não têm de fundamento.
“Os líderes dos sete movimentos que formam a AUI se reuniram ontem e tomaram a decisão unânime de manter Ibrahim al-Jaafari como candidato do bloco” para o posto de primeiro-ministro, destacou Arayi.
As declarações do deputado contradizem as informações veiculadas hoje nos meios de comunicação iraquianos que asseguram que cada vez são mais as vozes dentro da AUI que exigem a renúncia de Al-Jaafari a um novo mandato.
Arayi acrescentou que amanhã a AUI enviará mensagens ao resto dos grupos parlamentares nos quais se “confirma que Al-Jaafari” é seu candidato.
Em termos similares se expressou Mahmoud Al Radi, também membro da AUI, que disse que “são incorretas” as informações que indicam uma mudança de postura na aliança xiita confessional.
A nomeação de Ibrahim al-Jaafari para um novo mandato como primeiro-ministro é rejeitada pelos partidos curdos, sunitas e xiitas laicos do Parlamento iraquiano.
Embora o partido de Al-Jaafari, a AUI, tenha vencido as eleições, a lei iraquiana diz que a ratificação do primeiro-ministro requer a aprovação de dois terços dos deputados, o torna necessário o apoio de outros partidos.
EFE
Agência Efe – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência Efe S/A.
Xiitas insistem que Al-Jaafari é candidato a primeiro-ministro
None
Carros
Carros
Carros
Carros
Carros