Basta ver a quantidade de Ford EcoSport nas ruas para notar o fascínio que os utilitários esportivos exercem. Sem a suntuosidade de modelos como o BMW X5 e o Porsche Cayenne e mais sofisticados que o jipinho brasileiro, o Toyota RAV4, o Kia Sportage e o Nissan X-Trail são uma boa opção para quem deseja ser um aventureiro na cidade.
Menor, mais leve e potente, além de ter um torque (força) maior que o dos concorrentes, o X-Trail é o melhor deles em trecho urbano. Ele conseguiu os melhores tempos de aceleração e de retomada nos testes feitos pela Folha junto com o Instituto Mauá de Tecnologia.
No “off-road”, o modelo da Nissan também apresenta bons números, ficando apenas atrás do Sportage no ângulo de saída (26 ante 29).
Em relação ao preço, o X-Trail é o intermediário, mas, com bancos de couro e teto solar, tem a melhor relação custo/benefício. Seu preço é de R$ 121,8 mil, R$ 7.310 a mais que o Sportage e R$ 12.910 a menos que o RAV4. E o jipinho da Nissan traz airbags laterais, não oferecidos nos outros.
O calcanhar-de-aquiles do X-Trail é o seu desenho. Ainda que a Nissan só tenha começado a comercializá-lo no Brasil no ano passado, ele foi apresentado como conceito no Salão de Paris em 2000 e suas vendas começaram na seqüência. O modelo da Kia também foi reestilizado na França, mas em 2004. O atual RAV4, que acaba de desembarcar por aqui, foi mostrado em 2005, no Salão de Frankfurt.
Perceber a idade “avançada” é fácil. Sua disqueteira para seis CDs tem um toca-fitas, acessório abandonado no Brasil há anos. Enquanto isso, no Toyota, o toca-CDs lê MP3 e WMA.
Fonte: Folha Online
X-Trail supera RAV4 e Sportage
Em relação ao preço, o X-Trail é o intermediário, mas, com bancos de couro e teto solar, tem a melhor relação custo/benefício
Carros
Carros
Carros
Carros
Carros