Nascido conceito no Salão de Detroit em 1994, o New Beetle tomou as ruas quatro anos depois. Mas até hoje ele atrai olhares e sorrisos por onde passa. Importado do México, o modelo 2009 ganha câmbio automático Tiptronic de seis marchas, duas a mais que na versão anterior. Ele segue montado sobre a plataforma do Golf brasileiro, com quem partilha também o motor 2.0 de 116 cv, suspensão e câmbio. Com esse conjunto, o carro transmite uma boa sensação ao volante.
Também ficou mais equipado: o som segue a tendência atual e traz entrada para iPod, além do Bluetooth como opcional. A lista de itens de série é extensa, como ar-condicionado, piloto automático, direção hidráulica, freios ABS, airbags laterais e frontais.Confortável, seguro e gostoso de dirigir, esse VW automático alivia a vida de quem vive no congestionamento.
Se o trânsito ficar livre, use a opção “S” e veja as mudanças de marcha acontecendo em rotações mais altas. Quer um pouco de desempenho? O Tiptronic dá a você o comando sobre as trocas. Mas, se você errar, o sistema muda sozinho para a opção adequada. Porém não espere muita performance. Segundo a fábrica, de 0 a 100 km/h ele leva 12,9 contra 10,9 segundos do manual. Mas o prazer desse carro não é acelerá-lo, é vê-lo – ou ser visto nele.
Além do perfil de Fusca, o estilo retrô está no pequeno vaso de flores no painel e nas tiras de borracha que serviam de apoio ao passageiro de trás para sair do carro, que viraram enfeite, pois o atual tem o sistema que desloca o banco para a frente. Falando nisso, só viaja decentemente atrás quem tem até 1,65 metro, sob risco de ter a cabeça grudada no teto. E mesmo assim só há cintos para dois. Espaço também é artigo em falta no porta-malas: apenas 209 litros.
Mas esqueça tudo isso e divirta-se com os olhares que o acompanham, pois ele ainda chama atenção fácil. Por 59 190 reais, quase 4 000 mais que o manual, ele vira uma pechincha comparado ao Golf 2.0 equivalente, que custa 61 370 reais na versão manual ou 70 730 na automática. Pelo jeito, o charme do New Beetle não está só no visual.
VEREDICTO
Se não liga para espaço, não compre um Golf 2.0 sem antes ver o Beetle, que entrega mais itens de série e uma dose cavalar de charme por preço menor.
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1 984 cm3, 116 cv a 5 200 rpm, 17,4 mkgf a 3 000 rpm
Câmbio: automático sequencial de 6 marchas
Dimensões: comprimento, 412,9 cm; largura, 172,1 cm; altura, 149,8 cm; entre-eixos, 250,9 cm
Peso: 1 250 kg
Equipamentos: ar-condicionado, 4 airbags, ABS, direção hidráulica, CD player, rodas de liga
Fonte: Quatro Rodas