
Depois de vários teasers e informações incompletas, finalmente o novo Chevrolet Volt 2016 é revelado no Salão de Detroit. A segunda geração do carro elétrico com autonomia estendida, como é definido pela montadora, ganha novos desenhos externo e interno, maior eficiência e aceleração mais vigorosa. A General Motors estima que o Volt 2016 será capaz de rodar 80 km no modo elétrico e chegar a 640 km ao combinar a energia das baterias à recarga obtida com o motor extensor a gasolina.
O motor elétrico pode ser auxiliado pelo 1,5-litro com consumo estimado de 17,5 km/l. A unidade chamada de Voltec está 12% mais eficiente e 45 kg mais leve do que a da primeira geração. O novo Volt vai de 0 a 48 km/h em 2,6 segundos (19% mais rápido do que antes) e de 0 a 96 em 8,4 s (7% mais rápido). O peso da bateria foi reduzido em 9,8 kg.
A segunda geração apresenta um novo estilo, evolução do modelo anterior com alguns traços inspirados no atual Corvette Stingray. A identidade Volt está à mostra nas grades dianteiras em prata com detalhes em baixo relevo. Por dentro o Volt abandona o aspecto de “carro-conceito” e passa a oferecer visual mais familiar com o resto da gama Chevrolet. A iluminação ambiente é azul e os comandos estão dispostos de forma mais intuitiva.
Agora com cinco lugares (antes, só quatro), o carro mantém as duas telas coloridas digitais: uma de oito polegadas configurável no painel de instrumentos e outra tela sensível ao toque no centro do painel, no formato de tablet, para acesso ao sistema de entretenimento My Link. O modelo traz de série câmera de visão traseira, bolsas infláveis de joelho para motorista e acompanhante, assistente para estacionamento paralelo, alertas para saída da faixa e para carro nos pontos cegos e aviso de colisão iminente. As vendas começam no segundo semestre.