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Motor flexível faz 206 SW ultrapassar Palio Weekend

Com motor 1.4, elas são a opção mais barata do mercado e agora o 206 SW é bicombustível

Com motor 1.4, elas são a opção mais barata do mercado. Agora a Peugeot 206 SW é bicombustível, o que lhe deu fôlego e a fez ultrapassar a Fiat Palio Weekend. Além de ter ficado mais rápida, sua relação custo/benefício é melhor.

Antes com 5 cv (cavalos) a menos que a concorrente, agora a 206 SW tem 80 cv com gasolina, exatamente a mesma potência que a Palio Weekend. Quando abastecida com álcool, a Peugeot oferece 82 cv; a Fiat, 81 cv. Embora seja difícil traduzir o que esses números significam no dia-a-dia, vale destacar que a 206 superou a Palio em todas as provas de retomada dos testes Folha-Mauá.

Entre 40 km/h e 80 km/h, uma das retomadas mais exigidas em percurso urbano, a 206 leva, com “cana-de-açúcar”, 10,22s, e a Palio, 10,49s. Com o derivado do petróleo, a Peugeot fica para trás em apenas um caso. Para ir de 100 km/h a 120 km/h, ela requer 14,65s, 0,1s a mais que a Fiat.

Nas acelerações, a 206 SW mostra ter um lado mais esportivo que a Palio Weekend. Partindo da imobilidade, a primeira chega a 60 km/h 0,02s depois que a segunda. Porém, quando o objetivo é ter o ponteiro do velocímetro indicando 140 km/h, a diferença passa para 1,46s a seu favor. O cronômetro indicou todos esses tempos quando havia gasolina no tanque -praticamente do mesmo tamanho nas duas.

Conforto

Apesar de ser mais barulhenta, a 206 SW oferece mais conforto aos passageiros e mais vantagem econômica ao comprador. De série, ela traz vidros dianteiros elétricos e trava elétrica com controle na chave. Para a Palio ter esses dois opcionais, é preciso pagar R$ 1.145. Mas a maior diferença é causada pelo ar-condicionado, de série na francesinha, mas que custa R$ 3.636 no outro modelo.

A tabela da Peugeot indica um valor de R$ 39,3 mil para a versão de entrada de sua perua. A Fiat pede R$ 37.180, mas, para a Palio ter o mesmo nível de equipamentos da rival, seu preço pula para R$ 42.029 –ou seja, o lucro inicial de R$ 2.120 se transforma num prejuízo de R$ 2.729.

A Palio Weekend consegue reverter um pouco a situação graças a seu consumo. Na cidade, é possível rodar 600 metros a mais com um litro de gasolina: são 11,9 km/l contra 11,3 km/l. Na estrada, a vantagem é maior: 16,3 km/l ante 14,8 km/l da 206 SW. Com álcool, porém, a Peugeot anda mais.

Outro defeito da 206 é seu porta-malas. Com os bancos em posição normal, a capacidade de carga é de 313 litros. A Palio pode carregar 460 litros. É uma diferença considerável. Clínicas com consumidores, no entanto, revelam que a Peugeot é o único modelo entre peruas e minivans que não é escolhido por seu espaço. Quem leva uma 206 SW para a garagem gosta mesmo de suas linhas.

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