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Loja virtual dá calote em consumidores de vários Estados

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Internautas de vários Estados e associados da Pro Teste foram vítimas do mesmo golpe praticado pela empresa Audy (audy.com.br), de Araçatuba (SP). Eles pagaram por mercadorias que nunca receberam.

Eduardo Rodrigues da Silva e Edgar Marcossi estão entre os consumidores lesados que se queixaram à entidade. “Comprei uma máquina digital no fim do ano passado, mas nunca recebi”, conta Eduardo. Edgar adquiriu uma impressora em dezembro. Pagou por meio de boleto bancário, mas não recebeu o produto. Os casos relatados pelos associados da Pro Teste reforçam as recomendações dos órgãos de defesa do consumidor de que é preciso redobrar os cuidados nas compras pela internet – alertas muitas vezes ignorados pelo consumidor.

“São comuns as pessoas que se empolgam com anúncios de produtos por preços baixos e compram sem desconfiar. Por causa disso, muitas já caíram no conto do vigário”, diz Márcia Christina de Oliveira, técnica de defesa do consumidor do Procon-SP. De fato, o preço baixo foi o atrativo que levou os clientes da Audy ao prejuízo. “As reclamações de que a empresa não cumpria o que prometia começaram a aparecer no ano passado. O site oferecia produtos eletroeletrônicos a preços mais baixos do que os de mercado”, conta a coordenadora-jurídica da Pro Teste, Maria Inês Dolci. O acúmulo de reclamações de associados e a tentativa frustrada de localizar os responsáveis pelo golpe levaram a entidade a encaminhar o caso ao Ministério Público de São Paulo para investigação.

Segundo a Pro Teste, a Audy é virtual, mas não fantasma. Possui cadastro ativo na Receita Federal, mas no endereço indicado no site funciona uma loja de lingerie, onde todos desconhecem a existência da suposta empresa. Antes de tirar o site do ar, a Audy informou aos consumidores que estava com problemas para receber mercadorias, justificando o atraso nas entregas. Os clientes não viram o dinheiro de volta nem os produtos.

Todas as tentativas de contato com a empresas foram frustradas e deixam os consumidores lesados sem ação. A única saída é procurar a Justiça comum ou os Juizados Especiais Cíveis (JEC) levando comprovante de compra, o maior número possível de informações sobre a empresa e boletim de ocorrência (BO). Para os consumidores lesados pela Audy, a Pro Teste deixa disponível no em seu site um modelo de petição inicial para ingresso no JEC.


 


Agência Estado

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