
Iniciada a mais de 40 ano com o Miura, a versão Superveloce (super veloz, em italiano)versão ainda mais radical dos carros da Lamborghini chega ao Aventador. O novo superesportivo está sendo mostrado pela montadora italiana no Salão de Genebra e apresenta um aumento de potência de 50 cavalos em relação as variantes “convencionais” do modelo.
O Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce vem equipado com o motor V12 aspirado de 6.5 litros, capaz de desenvolver 750 cavalos de potência, a 8.400 rpm. O torque, porém, foi mantido em 70,4 kgfm, disponível a 5.500 giros. A transmissão também continua sendo a automatizada de sete marchas e dupla embreagem, assim como a tração integral.
Além do aumento de potência, o bólido ficou 50 kg mais leve, graças ao aumento significativo do uso de fibra de carbono, como é o caso das entradas de ar dianteiras, para-lamas, painéis de porta e asa traseira, chegando a 1.525 kg. A relação de peso-potência do modelo é de 2.03 kg/cv, o que representa uma melhora de 10 por cento.
De acordo com dados da Lamborghini, o Superveloce é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de mais de 350 km/h. Em relação ao Aventador LP 700-4, o LP 750-4 Superveloce é 0,1 s mais rápido.
A aerodinâmica foi otimizada em 150% em termos de eficiência e o downforce aumentou em 170 por cento, graças a nova asa traseira, que pode ser ajustada manualmente em três posições para se adequar a diferentes estilos de condução. O sistema de escape foi modificado e reduz a pressão traseira, além de melhorar o som do motor.
O interior foi totalmente revisado, também com foco na redução de peso. Os assentos esportivos agora são feitos de fibra de carbono e o sistema de entretenimento (oferecido como opcional sem custo), tapetes e certas partes de isolamento de ruído foram retirados.
As vendas do Lamborghini Aventador LP 750-4 Superveloce no mercado europeu terão início no segundo semestre, com preço sugerido de 327.190 euros, algo em torno de R$ 1 milhão. Ainda não se sabe se o novo modelo será vendido no Brasil.