Comprar automóveis em bom estado por preços a partir de 500 reais será uma realidade em meados de junho desse ano. Nesse período, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizará um segundo leilão de carros apreendidos de sua história. Cerca de 250 veículos em condições de uso e com toda a documentação em dia estarão sendo vendidos à batida do martelo.
O leilão é alimentado pelos carros que carros que são apreendidos diariamente nas ruas e estradas de todo o estado, em blitzes ou em quaisquer situações em que a polícia possa flagrar irregularidades com o licenciamento do veículo. Esses carros são levados para os pátios das Companhias de Policiamento de Trânsito da PM, além do pátio da Polícia Rodoviária Federal, no caso dos carros que são retidos em rodovias.
Mas de acordo com a legislação nem tudo está perdido para os donos desses veículos, desde que consigam pagar as taxas em atraso e regularizar o licenciamento. Porém nem todos conseguem isso e esses carros vão a leilão. Não antes de passarem por um processo final, onde o proprietário recebe as últimas chances de resolver o problema.
E esse processo começou na última quinta-feira, quando o Detran enviou cartas a todos os proprietários dos quase 400 carros apreendidos no estado, avisando-os que o leilão já está sendo preparado e que eles ainda podem recuperar seus carros. Passados 20 dias, a contar dessa quinta, o órgão publicará no Diário Oficial e na imprensa, um Edital de Convocação, para que os proprietários compareçam ao órgão e resolva a situação do veículo.
Esse segundo momento será sucedido de um prazo de 45 dias, até a data efetiva do leilão. Nesse dia nada mais poderá ser feito, a menos que o dono queira arrematar seu próprio carro, por um valor acessível.
De acordo com a Divisão de Leilões do Detran, o leilão desse ano será realizado na cidade de Campina Grande, em local ainda a ser definido. Funcionários do setor explicaram que, do total de quase 400 carros, uma parte será retirada do leilão, durante uma “peneira” que será feita, retirando aqueles que são alienados, tenham chassis adulterados ou qualquer outra pendência que seja detectada durante as vistorias que o Detran fará em todos eles.
Perdão da dívida
Os veículos que forem a leilão terão todas as suas pendências quitadas pelo Detran, de acordo com informações da Divisão de Leilões. Sendo considerados próprios para uso, ou seja, apresentando a conservação necessária para trafegar com segurança nas ruas, os carros serão totalmente regularizados para serem leiloados.
Por outro lado, esse perdão de dívidas será referente apenas a taxas vencidas. Isso significa que, caso o licenciamento do veículo se vença dias após o leilão, a responsabilidade da atualização será totalmente do comprador do veículo.
As multas e taxas vencidas também serão quitadas para os carros sem condições de uso, que também serão leiloados, na categoria de sucata. No caso desses veículos, o Detran apenas retirará a parte do chassi que contém a numeração.
Por fotos ou filmagens
Seguindo o que prevê a legislação que rege o leilão de bens públicos, a realização do evento que corresponderá ao leilão dos veículos ficará a cargo de um leiloeiro indicado pelo Estado. Através de sua empresa, essa pessoa será responsável por tida a infra-estrutura do evento, bem como a filmagem dos carros e a propaganda de cada um.
Essa filmagem é uma das partes indispensáveis do evento, já que o Detran não terá como levar os 250 ou 300 carros para o local do leilão. Diante disso, os arrematadores só verão os veículos através de fotografias ou filmagem.
Redação Clickpb
[ESPECIAL] Detran fará leilão de cerca de 300 carros apreendidos em ju
Leilão é alimentado pelos carros que carros que são apreendidos diariamente nas ruas e estradas de todo o estado
Carros
Carros
Carros
Carros
Carros