Eventos do tipo salão de automóveis são sempre uma fonte de inspiração para as indústrias automobilísticas. O melhor momento para se mostrar competência e avaliar o gosto do consumidor. Mas, isso sempre foi assim, desde o princípio. Salões são a oportunidade de se criar oportunidades. Daí, quem melhor se prepara…
Em Madrid, a capital da Espanha, acontece entre os dias 25 de maio e 04 de junho o Salão Internacional de Madrid, um evento que ganha expressão devido à recente boa leva de profissionais espanhóis do design. E, como resposta a esse avanço espanhol num campo absolutamente dominado pelo purismo italiano, a Fiat e sua divisão comercial prepararam um veículo especial: o conceito “Truckster”.
A base escolhida para o desenvolvimento do conceito, nada por acaso, foi o novo van Ducato. Do alto de seus 25 anos de vida e completamente renovado – juntamente com seus irmãos Peugeot e Citroën – o veículo responde por 1.7 milhões de unidades vendidas em todo o mundo (incluindo o Brasil) e, na Europa, é o van mais adaptado: lazer (motorhome) e trabalho (cargovan). Dois em cada três vans modificados são Ducato.
Preparado especialmente pelo pessoal do Centro de Estilo Fiat em colaboração com a Bosch SpA, Behr GmbH, a SEWS CABIND SpA (Sumitomo Group) e a Denso Thermal System SpA, o “Truckster” possui dimensões generosas: 6,48 m de comprimento, 2,55 m de altura e 2,49 m de largura. Seu aspecto é agressivo, mas, observado em detalhes, acompanha as tendências apresentadas pela marca em outros produtos recentes (Punto). O “Truckster” foi criado para sugerir uma aplicação 100% esportiva e dedicada ao esporte. Ele poderia ser o transporte oficial de equipes ou apenas a diversão de entusiastas do tuning.
Reforçando a pegada esportiva, o pessoal do projeto substituiu as robustas rodas aro 16 de ferro por um conjunto especial de liga leve aro 28 pol.. Com outra geometria de suspensão, o conceito ficou mais próximo do solo, e a alteração colabora efetivamente para um melhor comportamento dinâmico. No lugar dos faróis convencionais há LEDs e as portas, à moda Tuning, se abrem como asas de Gaivota, acionadas por pistão hidráulico. Os vidros ganharam um visual esfumaçado e foram adotados defletores aerodinâmicos. Uma composição visualmente agradável.
Os traços que mostram o interior são ainda mais esportivos, de fazer inveja aos caminhões da nossa Fórmula Truck.
A Fiat não deve produzir uma versão assim para o Ducato, mas a sugestão é das melhores e com um pouco de inventividade pode encontrar outras aplicações.
Fonte: Uol