Carros

Dissuasão nuclear garante segurança da Rússia, diz Putin

None

A Rússia considera que a dissuasão nuclear é um elemento fundamental para garante sua segurança como Estado, disse hoje o presidente russo, Vladimir Putin, durante uma reunião sobre manter ou não o arsenal atômico do país.

“A análise da situação internacional e das perspectivas de sua evolução obrigam a Rússia a perceber a dissuasão nuclear como o elemento básico que garante sua segurança”, disse Putin sobre o princípio – criado durante a Guerra Fria – de capacidade de destruição mútua garantida entre as potências atômicas.

Putin disse que um dos objetivos da anunciada modernização do setor energético nuclear russo é “garantir a manutenção e funcionamento seguro” do arsenal atômico, a cada dia mais obsoleto e que o Estado não tem recursos para recuperar totalmente.

“A manutenção de uma quantidade mínima de munição atômica, suficiente para garantir a dissuasão nuclear, continua sendo uma das maiores prioridades da Rússia”, disse Putin, segundo a agência “Interfax”.

O presidente russo acrescentou que os cientistas e militares russos, sem violar o tratado de proibição universal dos testes nucleares de 1996, devem garantir “que o armamento atômico russo atenda a todas as exigências modernas quanto à eficácia e segurança”.

Putin disse que o Ministério da Defesa russo, no momento de traçar o programa estatal de armamento para o período de 2007 a 2015, deve “fazer um grande trabalho para equilibrar todo o sistema armamentístico” nacional.

“Devemos calcular todas as variantes, levando em conta as possibilidades reais do Estado de financiar esse trabalho”, disse o presidente russo.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil