A Citroën revelou hoje a C4 Picasso para cinco pessoas. O modelo se junta à versão para sete ocupantes, que passa a se chamar C4 Grand Picasso e não substitui a Xsara Picasso, mantida em linha como opção econômica até pelo menos 2010, Brasil incluído. As vendas do modelo começam entre fevereiro e março.
A C4 Picasso é diferente da Grand da porta dianteira para trás. Suas janelas laterais traseiras têm uma caída e o teto é arqueado e não tem rack. Atrás, a tampa é mais inclinada e traz um aerofólio. As lanternas são maiores e não sobem pelas colunas. São 12 centímetros a menos no comprimento, 2 cm na altura e 40 kg no peso. O porta-malas leva 500 litros, ante 576 litros da Grand Picasso.
No interior, o painel é semelhante, bem como os bancos dianteiros e traseiros. Na C4 Picasso, porém, poderá ser requisitada uma versão Lounge, com espaço para apenas quatro passageiros, acomodados em quatro bancos individuais e semelhantes. Outra diferença é a cortina de proteção dos vidros traseiros, que parte de baixo, enquanto que na Grand ela se desenrola de cima.
Mecanicamente, tudo é igual. A C4 Picasso terá dois motores movidos a gasolina: 1.8 de 125 cv (com câmbio manual de cinco marchas) e 2.0 de 140 cv (com câmbio automático de quatro ou seis marchas). Os turbodiesel são 1.6 de 109 cv (câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis) e 2.0 de 136 cv (automático de seis marchas).
Os mimos também se repetem, como a suspensão traseira pneumática, regulagem independente do ar-condicionado entre os quatro passageiros, freios de mão com acionamento elétrico, teto de vidro e vidros laterais laminados, entre outros. Somente na versão curta, porém, há um carrinho dobrável que vai acomodado dentro do porta-malas.
UOL