Tecnologia

Ceará terá primeira fábrica de carros híbridos e elétricos multimarcas do país

Unidade no Ceará pode abrigar montagem de veículos para a Neta, OMODA Jaecoo e grupo Geely.

carros elétricos, carros híbridos, vendas

Foto: reprodução

No último final de semana, o governo do Ceará anunciou um investimento de R$ 400 milhões no polo automotivo localizado em Horizonte, sudeste do Ceará, para a produção local de carros híbridos e elétricos. Em um planejamento inédito no país, o polo automotivo será usado por três marcas.

A fábrica foi usada pela Troller, empresa que era do grupo Ford, até 2021. O espaço será ocupado pela Comexport, uma empresa com 51 anos de atuação em comércio exterior. Já em uma primeira fase a infraestrutura cearense terá capacidade para produzir 40 mil veículos por ano e empregar até 9.000 pessoas.

A Comexport já atua com empresas que são candidatas a operar nessa fábrica. Marcas como Chery, BYD, Honda, Porsche, GWM e Volvo são clientes da companhia. E há empresas que anunciaram, por outro lado, o início das atividades no país como Neta, OMODA e Jaecoo (ambas do grupo Chery, que virá de forma independente da Caoa). O grupo Geely, que deve começar a operar com a marca Zeekr, também é candidato.

A Comexport, porém, não abre quem são essas empresas. O R7-Autos Carros procurou as empresas possivelmente aptas a operar no polo de Horizonte. No entanto, não obteve nenhuma informação consistente sobre as operações no Brasil.

O anúncio da Comexport foi feito com o governo do Ceará com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é Ministro da Indústria e Comércio. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse que em uma segunda fase dos investimentos as peças usadas em carros híbridos e elétricos serão produzidas no Ceará, mas não deu uma data para que essa nacionalização aconteça.

Embora ainda não tenham sido divulgados detalhes, o modelo proposto pela Comexport é similar ao adotado pela Nordex no Uruguai. A empresa tem instalações usadas por empresas como Stellantis (Fiat Titano e utilitários Citroën, Peugeot e da própria Fiat são feitos no país vizinho) assim como a Kia e Ford.

Por R7 Autos Carros

Leia também

Vendas do comércio na Paraíba sobem 2,4% no mês de junho; alta é a maior do Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Fiat Uno ultrapassa Renegade após enchente: por que isso acontece?

2

Carros

Transferência de veículos de outros estados é suspensa pelo Detran-PB em dezembro

3

Carros

Ferrari processa homem por criar e vender réplica de carro em São Paulo

4

Carros

VÍDEO: carro de luxo vira viatura da PF na Paraíba; veículo é avaliado em mais de um milhão

5

Carros

Confira os carros elétricos e híbridos mais vendidos do 1º semestre