Carros

Carros envenenados invadem Cuiabá

None

Para quem gosta de velocidade, arrancadas, carros rebaixados, enfim, amantes de carro em geral, o Pantanal Shopping traz uma exposição diferente. Do dia 24 ao dia 29 de março acontece a mostra “Máquinas Urbanas”, com veículos personalizados: o famoso Tuning. É o primeiro evento com esse caráter realizado num shopping em Cuiabá e ao todo serão nove automóveis ‘tunados’.

A personalização e ‘envenenamento’ dos veículos envolve desde a roda até os pedais do carro, sempre com o intuito de melhorar a performance do automóvel. Pára-choques, asas, saias, neon, sitemas de NO² (nitro), mexidas no motor, entre outras, são algumas das modificações possíveis. O público poderá ver de perto algumas das tendências dessa moda que a cada dia ganha mais adeptos ao redor do mundo.

São seis carros estarão expostos no mall central do shopping – Praça da Renner –, um em frente a Tecelagem Avenida, outro na Americanas e um terceiro na entrada principal. Dos seis, três deles serão customizados pela Gramarca (GM).

Além disso, o público do shopping poderá escrever frases sobre tunig, a melhor delas ganhará um ‘Kit Tuning’ no valor de R$ 2.000,00. O cliente poderá escolher um dentre três kits: Kit Som (CD Mp3, dois alto falantes, módulo de potência e antena externa amplificada), Kit Trio Elétrico (alarme, travas e vidros elétricos para portas dianteiras) e Kit Pick UP (estribo lateral preto, Santo Antônio preto e capota marítima lona).

Tunning no Cockpit

Tuning é a arte de personalizar carros, não só em sua aparência, mas também na performance e no sistema de sonorização. Tuning, numa livre tradução, significa ajuste fino, e por este motivo quando se fala em carros tuning logo se pensar em carros aperfeiçoados, modificados, personalizados, ou seja, ‘tunados’.

Segundo Hédio Carloto, que trabalha há quatro anos com tuning em Cuiabá, existem três estilos básicos dessa arte. Um deles é o extreme, no qual o carro é modificado de tal maneira que não se reconhece o modelo original. Outro é o hot road, que coloca em carros antigos equipamentos modernos, como DVD, suspensão a ar e outros. E por fim, o racing, em que os veículos recebem acessórios para ficar parecido com carros de corrida.

Os kits aerodinâmicos devem seguir as linhas originais do carro para dar ao carro um visual limpo e harmonioso. Caso contrário todo o visual do carro original teria que se adaptar ao kit aerodinâmico ou ao visual escolhido, o que traria muitos problemas, trabalho e dinheiro.

Com s instalação de kit turbo o proprietário pode aumentar a performance do motor. Isso também é possível com compressores mecânicos chamados de blower. Ambas as opções podem dobrar a potencia original do motor sem grandes dificuldades. O próximo passo seria troca de discos de freios por outros maiores, cambio com marchas mais longo e suspensões mais firmes para maior estabilidade.

Tunning de som e de escapamentos

Quando não existe conhecimento suficiente por parte de quem vai tunar o carro é comum que o resultado seja um carro muito carregado no visual, combinações de cores erradas e/ou a utilização de acessórios incompatíveis no estilo. Esse tipo de preparação muitas vezes é feito pelo próprio dono do carro que pode até ficar satisfeito com o resultado, porém o visual do carro é desaprovado pela maioria das pessoas. Assim surgiu um novo estilo, o xuning que nada mais é que o tuning mal feito.

O tuning no Brasil teve maior reconhecimento após o lançamento e consagração pública do filme “Velozes e Furiosos”. Até então, a personalização dos veículos era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura. Antes da estréia do filme em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo esta a principal peculiaridade nos veículos personalizados.

Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma atenção maior à estética do veículo: rodas, saias aerodinâmicas e outros acessórios, entravam na composição da nota dos concorrentes em alguns campeonatos de som, enquanto cada vez mais na arrancada os competidores e patrocinadores preocupavam-se, de forma ainda discreta, com a estética de suas máquinas.


Fonte: Jornal Documento

COMPARTILHE

Bombando em Carros

1

Carros

Montadora chinesa deve lançar “fusca elétrico” no Brasil após vitória na Justiça contra a Volkswagen

2

Carros

Waze é atualizado e ganha função que pode poupar motorista de multas de R$ 195,23

3

Carros

BYD Dolphin Mini: carro elétrico compacto é lançado no Brasil; veja preço

4

Carros

Vendas de carros elétricos batem recorde no primeiro mês de 2024, diz ABVE

5

Carros

Chevrolet prepara renovação total e falas indicam produção de motores híbridos flex no Brasil