Correndo contra o tempo, já que seu principal concorrente, o BMW X3, já tem três anos de existência, o Audi Q5, irmão menor do Q7, tem o início de sua produção prevista para 2008 e será produzido na fábrica de Ingolstadt, na Alemanha.
O portal Carro Online apresenta, com exclusividade, duas ilustrações que antecipam sua linhas. O Q5 terá dimensões parecidas com a do Volkswagen Tiguan, com cerca de 4,5 m de comprimento. No entanto, ainda que posicionados praticamente no mesmo segmento, tecnologicamente ambos não tem nada a ver um com outro, independentemente de seu grau de parentesco.
Enquanto o Tiguan tem uma plataforma com motor transversal, o Q5 possui uma base para os motores longitudinais. Além disso, seus sistemas de tração integral são diferentes. Para os amantes dos motores potentes, não existirá nenhuma agonia na hora da escolha entre o Tiguan e o Q5. Somente o Audi terá opções de 4, 6 e 8 cilindros, já que não existe espaço suficiente debaixo do capô do Tiguan para o motor maior.
Com a possibilidade do 4.2 l de 355 cv, o Q5 deve se tornar um pseudo-esportivo off-road. Com 5 lugares, ele é uma proposta diferente da linha em que seu irmão maior (5,08m e 7 lugares), o Q7 trabalha, e deve fazer sucesso no mercado europeu.
O design do Q5 deve seguir a linha do atual da Audi, com faróis retangulares e filhetes de luz no lugar dos tradicionais faróis de neblina. A carroceria, mais baixa e com formato mais aerodinâmico, foge um pouco da linha do Q7, maior e com um melhor aproveitamento do espaço.
O segmento ainda não é forte por aqui mas agrada bastante os mercados norte-americano e europeu. Afinal, enquanto o X3 lá fora é relativamente barato, oferecendo um bom custo-benefício, aqui no Brasil o modelo básico com motor 2.5 l sai por R$ 239 500, sendo mais caro que um Discovery 4.4 l, de R$ 237 000. Com o Q5, a coisa não deve ser tão diferente.
Por Redação