A rede social X, antigo Twitter, começou a cumprir as decisões de Moraes para fim da suspensão no Brasil. A informação foi divulgada pelo colunista Caio Junqueira na manhã desta quinta-feira (19).
Segundo o colunista, os advogados, que estão à frente da defesa do X no Supremo Tribunal Federal (STF), relataram que o corpo jurídico do empresário Elon Musk nos Estados Unidos foi convencido de que, para voltar a atuar no Brasil, seria necessário cumprir as decisões do ministro Alexandre de Moraes.
Os advogados informaram que Musk concordou em cumprir a ordem de bloqueio aos perfis solicitados por Moares. Os perfis estão sendo restringidos desde a noite da quarta-feira (18).
Também na noite da quarta-feira (18), o X explicou ao STF que o retorno da rede do Brasil, aconteceu devido a uma falha técnica e não foi feito de forma dolosa.
Bloqueio do X
Alexandre de Moraes tomou a decisão após a empresa não obedecer a uma ordem do ministro de instituir um representante legal no país. O ministro também havia ordenado que o X pagasse multas pendentes, que foram aplicadas diante da desobediência da rede em tirar do ar perfis que, de acordo com a Justiça, infringiram a lei ao disseminar informações falsas e ataques contra as instituições democráticas.
O X fechou o escritório no Brasil no dia 17 de agosto, alegando que Moraes ameaçou prender a então representante legal da empresa no país. A empresa desobedeceu determinações da Justiça de tirar do ar perfis com conteúdo golpista ou de ataque às instituições.
Leia mais no ClickPB:
Fim do bloqueio do X? Brasileiros relatam volta do acesso à rede social
Anatel diz que verifica relatos de acesso à rede social X no Brasil
Fonte: CNN Brasil