Brasil

Vasco e Paraná fazem a decisão na última rodada do Brasileirão

O Vasco joga suas últimas fichas na tentativa de disputar a próxima Copa Libertadores neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Orlando Scarpelli, em Flor

O Vasco joga suas últimas fichas na tentativa de disputar a próxima Copa Libertadores neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, diante do Figueirense pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O time vascaíno soma 58 pontos e para se classificar terá que vencer e torcer por um tropeço do Paraná Clube, que no mesmo horário encara o São Paulo em Curitiba. Já o Figueira, com 56 pontos, está garantido na Copa Sul-Americana de 2007 e apenas cumprirá tabela.

Leia abaixo o texto

Renato Gaúcho, técnico do Vasco, disse que seus jogadores não ficarão pensando na partida contra o Paraná Clube. Ele conversou com os jogadores neste sentido, a fim de evitar qualquer tipo de desgaste emocional.

Para este jogo Renato Gaúcho não poderá contar com o zagueiro Fábio Braz e nem com o volante Andrade, que terão que cumprir suspensão por terem recebido o terceiro cartão amarelo no empate por 1 a 1 com o Santos. Dessa forma, Jorge Luiz ganhou a vaga no ataque e Amaral jogará no meio-de-campo.

Contra o Paraná, São Paulo decide quem fica com a vaga

Com duas rodadas de antecedência, o São Paulo definiu a conquista do título brasileiro com méritos. Mesmo assim, o Tricolor permanece com participação fundamental na competição. Na despedida da temporada, no jogo deste domingo às 16 horas contra o Paraná Clube, na Vila Capanema, a equipe do técnico Muricy Ramalho pode ser o diferencial na briga pela última vaga do país à Libertadores da América.

Durante os últimos dias, a grande polêmica no São Paulo aconteceu pela utilização dos reservas contra o Paraná. No Rio de Janeiro, surgiram informações de que o Vasco teria reclamado da atitude do campeão brasileiro. No entanto, os suplentes do Tricolor prometem dar conta do recado.

No Paraná, a preocupação é não se iludir com o fato de o adversário estar com o time reserva. Além disso, o técnico Caio Junior terá problemas para montar sua equipe. Os zagueiros Gustavo (suspenso) e Neguette (lesão no joelho) são desfalques certos. Além disso, o volante Beto é dúvida com dores na panturrilha, assim como o lateral Eltinho, com dores musculares – esse último, no entanto, tem brandes chances de jogar.

Corinthians e Juventude vale vaga na Sul-americana

O Corinthians fará sua última partida na temporada contra o Juventude, às 16 horas (de Brasília), no Pacaembu, com um objetivo bem mais modesto que os planos traçados no início do ano. Após fracassar no Paulistão, na Libertadores, no Brasileiro e na Sul-americana, o Timão entrará em campo com a missão de retornar ao torneio continental de menor prestígio.

O adversário é um concorrente direto na briga pela vaga na Copa Sul-americana 2007. Enquanto o Corinthians ocupa a décima colocação do Nacional com 50 pontos ganhos, podendo se classificar até com uma derrota, o Juventude soma 47, no 14º lugar, e precisa da vitória em cima do Alvinegro.

Boa parte do elenco do Corinthians já pensa mesmo apenas em 2007, quando poderão estar distantes do Parque São Jorge. 10 jogadores receberam férias antecipadamente. Dos que restaram, o técnico Emerson Leão não poderá contar com o lateral-esquerdo César, suspenso. Ele improvisará Edson no setor. Outro que corre risco de ser ausência é o volante Magrão, que foi poupado dos treinamentos de quinta e sexta-feira por estar com dores na coxa direita. Caso ele não possa atuar, Paulo Almeida entra no meio-campo.

Novamente Leão testará os pratas-da-casa do Corinthians em uma partida do Brasileirão. Fagner vai ocupar a lateral direita e William ganhará um lugar na armação. Quem também pode ter uma chance é o atacante Daniel, uma vez que o técnico cogita poupar o meia Rosinei.

Já o Juventude encara o confronto deste domingo com seriedade, lembrando da importância de participar da Copa Sul-americana. O técnico Ivo Wortmann não poderá contar com o volante Lauro, suspenso, e o atacante Bruno, lesionado. Fernando e Fabinho devem ser os substitutos, enquanto Fabrício retornará à zaga do Juventude.

Cruzeiro quer confirmar Sul-Americana contra o Botafogo

O Cruzeiro recebe o Botafogo neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, pela última rodada do Campeonato Brasileiro precisando de um simples empate para garantir matematicamente a sua vaga na próxima Copa Sul-Americana. A Raposa soma 50 pontos e, se perder, terá que torcer por um tropeço do Atlético-PR, que encara a Ponte Preta. Já os botafoguenses, com um ponto a mais, já estão garantidos no torneio continental e apenas cumprem tabela.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Cruzeiro, sabe que a classificação para a Copa Sul-Americana pode ser determinante para a renovação de seu contrato. Pela primeira vez esta semana a diretoria admitiu mantê-lo no cargo, mesmo negociando com outros nomes.

O Cruzeiro tem problemas para a partida contra o Bota. O zagueiro André Luís e o volante Jonílson são desfalques pois receberam o terceiro cartão amarelo na derrota de 2 a 0 para o São Paulo. Além disso, o lateral-direito Gabriel, com uma lesão no tornozelo direito, é dúvida e pode ceder sua vaga a Michel. Oswaldo só vai anunciar a formação que vai a campo no vestiário, minutos antes do duelo.

Já pelo lado do Botafogo o clima de desinteresse pela partida é tão grande que o técnico Cuca decidiu antecipar as férias de alguns jogadores, como o lateral-direito Ruy, o zagueiro Scheidt, os volante Claiton e Alê, além dos meias Zé Roberto e Magno.

Atlético-PR encara a Ponte em Campinas pela Sul-americana

O Atlético-PR encerra sua participação no Campeonato Brasileiro diante da Ponte Preta, às 16 horas deste domingo, de olho na última vaga para a Copa Sul-americana do ano que vem. O duelo no estádio Moisés Lucarelli é a porta de entrada para o Furacão buscar o título continental que esteve bem próximo nesta temporada – o time caiu nas semifinais.

Os paranaenses estão em 13º lugar na tabela e hoje ficariam com a última vaga para o torneio. Mas o Juventude, que tem os mesmos 47 pontos do Atlético, vem na cola. A equipe gaúcha encara o Corinthians, em São Paulo , com o desafio de superar o Furacão em pontos ou conseguir descontar o saldo de gols desfavorável de -7.

O técnico Oswaldo Alvarez contará com os retornos do volante Erandir e o meia Marcos Aurélio, que estavam suspensos. Em compensação, o zagueiro Danilo e o lateral-direito Evanílson receberam o terceiro cartão amarelo no último compromisso da equipe e devem dar lugar a César e Jancarlos, respectivamente. Gustavo também tem chances.

Na Ponte, o clima é de velório, após a equipe ser rebaixada antecipadamente com a derrota de 3 a 0 para o Goiás, na última rodada. A ameaça de uma resposta violenta da torcida à degola é eminente e, para poupar a estrutura do clube, até a inauguração do placar eletrônico do majestoso foi adiada, para evitar depredações.

Outros jogos

Um jogo de despedidas. Assim pode ser classificado o confronto entre Grêmio e Fortaleza, às 18h10 (de Brasília), no estádio Castelão. Isso porque o Tricolor dos Pampas se despede do Campeonato Brasileiro em meio à reformulação do plantel visando a disputa da Libertadores em 2007. Assim, muitos jogadores do clube estarão realizando seu último jogo com a camisa gaúcha. Por outro lado, o Tricolor de Aço, rebaixado, dá adeus à Série A.

Terminar de forma digna um Campeonato Brasileiro em que passaram boa parte do tempo lutando contra o rebaixamento. Essa é a meta de Fluminense e Palmeiras para a partida deste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Como conseguiram escapar da degola na semana passada, os dois times apenas cumprirão tabela. Um disputa direta pelo 15º lugar também está em jogo. A posição atualmente é ocupada pelo Tricolor, que soma 44 pontos, um a mais que o Verdão.

Santos e Santa Cruz também entram em campo apenas para cumprirem tabela pela última rodada Brasileirão de 2006. Por um lado, o Peixe já está confortável na condição de classificado para a próxima Copa Libertadores. Por outro, o time pernambucano se despede do Nacional na lanterna da competição e com o rebaixamento decretado há algumas rodadas.

Confira as partidas deste domingo válidas pela 38ª rodada do Brasileirão:

16h – Fluminense x Palmeiras, Maracanã
16h – Figueirense x Vasco, Orlando Scarpelli
16h – Ponte Preta x Atlético-PR, Moisés Lucarelli
16h – Paraná Clube x São Paulo, Vila Capanema
16h – Cruzeiro x Botafogo, Mineirão
16h – Corinthians x Juventude, Pacaembu
18h10 – Santos x Santa Cruz, Vila Belmiro
18h10 – Fortaleza x Grêmio, Presidente Vargas 

Fonte: Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Caixa aumenta de 1 a 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis

2

Brasil

Prestes a fechar em fevereiro, Mirabilândia vende brinquedos por até R$ 9,5 milhões, diz site

3

Brasil

Alexandre de Moraes absolve pessoa em situação de rua presa por atos golpistas

4

Brasil

Sucuri grávida morre atropelada e cerca de 40 filhotes são expelidos em rodovia

5

Brasil

Termina amanhã prazo para quem não votou no 2º turno justificar falta à Justiça Eleitoral