Brasil

Vândalos depredam Terminal Integração e prejudicam usuários de ônibus

O Terminal de Integração Urbano do Varadouro continua sendo alvo constante de vândalos, principalmente nos finais de semana

O Terminal de Integração Urbano do Varadouro continua sendo alvo constante de vândalos, principalmente nos finais de semana. Nem mesmo a presença da Guarda Municipal e dos fiscais de transporte da Superintendência de Transportes e Trânsito do Município (STTrans) tem inibido a ação dos destruidores.

Os banheiros, reivindicação da própria população quando o terminal foi inaugurado, são os alvos preferidos para o quebra-quebra. Semana passada, um rapaz embriagado foi detido pelos guardas municipais e levado para a 2ª Delegacia Distrital, no Centro, por ter arrebentado a caixa de descarga do banheiro.

Além dos banheiros masculino e feminino – que já ganharam várias portas, torneiras e vasos sanitários novos – os ataques também são direcionados para os totens com placas indicativas (o número do ônibus e o nome do bairro de destino), as grades, o gramado, as lixeiras e as lâmpadas. Dos 12 totens iluminados, quatro em cada plataforma, sete foram depredados. Para minimizar os prejuízos, a direção da STTrans decidiu substituí-los por material mais resistente. As portas de acrílico dos banheiros já foram trocadas por portas de madeira. Muitos vândalos se aproveitam que estão em bando para afrontar os guardas e os fiscais, que temem pela própria integridade física.

Prejuízos – O ato de vandalismo tem contribuído para deteriorar o patrimônio público e causado inúmeros prejuízos econômicos aos cofres do município. Durante o ano de 2005, a STTrans computou um prejuízo de R$ 5 mil com a reposição de peças danificadas. “A STTrans envidará esforços para manter o terminal conservado, mas pede a compreensão da população para que não danifique os equipamentos existentes no local”, disse o titular da autarquia, Deusdete Queiroga.

“Não é só o vandalismo que deve ser combatido com rigor no terminal de integração. O lixo jogado no chão e a confusão na hora de entrar nos ônibus são reclamações constantes. A STTrans já detectou esses problemas e está tomando as medidas necessárias para conter essas ações”, observou ele. O órgão vai elaborar, por meio de sua Divisão de Educação, campanha no sentido de orientar os usuários a entrar e sair dos ônibus, como também a não jogar lixo no chão. Uma equipe da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) fica durante todo o dia limpando a sujeira e dois guardas municipais permanecem no local nos três turnos.

Lei e punição – O vandalismo representa crime contra o patrimônio público e é passível de punição. Quem praticar tal ato pode ser enquadrado no artigo 163-III do Código Penal, por dano qualificado – cometido contra o patrimônio da União, Estado ou Município, e pegar de seis meses a três anos de detenção e multa, além da pena correspondente à violência. A multa é determinada pela Justiça e, geralmente, corresponde a um salário mínimo.

O Terminal de Integração do Varadouro, que tem aproximadamente 4,5 mil metros quadrados e é composto por três baias, foi inaugurado em 6 de abril do ano passado. A obra beneficia milhares de passageiros do transporte público da Capital, que podem usar dois ônibus pagando apenas uma tarifa para qualquer bairro da cidade.

da redação com assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Paciente morre de meningite transmitida por caramujo africano; Fiocruz alerta para cuidados

2

Brasil

Cobra gigante é filmada por comerciante durante passeio em lago

3

Brasil

Ministro Silvio Almeida lança programa e diz que Paraíba vai ampliar investimentos para pessoas com deficiência

4

Brasil

Servidores do INSS confirmam paralização nesta quarta-feira em todo o Brasil

5

Brasil

Criança de 3 anos foge de creche em SP e é encontrada ferida após cair em barranco