Brasil

Tráfico seduz 3 em cada 5 jovens antes dos 15, diz pesquisa

Dos 230 entrevistados, com idades entre 11 e 24 anos, apenas 7% ainda estudavam. No entanto, a maioria (60%) chegou a ter experiência com outro tipo de trabalho

Estudo divulgado hoje pela Ong Observatório de Favelas, realizado com 230 jovens em 34 comunidades populares do Rio de Janeiro, mostra que 60% deles entrou para o tráfico de drogas com idade entre 12 e 15 anos. Pesquisadores acompanharam jovens e crianças envolvidos com o tráfico por dois anos, a partir de junho de 2004. 

O levantamento mostrou um perfil de jovens que, em sua maioria, abandonam cedo os estudos. Dos 230 entrevistados, com idades entre 11 e 24 anos, apenas 7% ainda estudavam. No entanto, a maioria (60%) chegou a ter experiência com outro tipo de trabalho, antes de entrar para o tráfico.

O dinheiro da venda de drogas é geralmente gasto com roupas e lazer, segundo o levantamento feito pela Ong. Menos de um terço das famílias aceita a ajuda financeira dos jovens.

A relação com a polícia também foi abordada: 54% dos entrevistados disseram que já foram extorquidos por policiais,sendo que 31% passaram por essa experiência cinco ou mais vezes. Mais da metade dos entrevistados (53%) já foram detidos, porém apenas 28,3% deram entrada em alguma instituição pública. Nos cinco primeiros meses da pesquisa, 15 jovens foram assassinados, sendo 66% dessas mortes causadas por policiais.

No entanto, a pesquisa apresenta um dado otimista em relação ao crime. Apesar de 45 entrevistados terem morrido no período de dois anos, outros 92 se afastaram voluntariamente do tráfico. 

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Vídeo registra momento em que notebook explode durante show de artista

2

Brasil

Paraibana é morta a facadas pelo marido durante discussão no interior do Ceará

3

Brasil

PF prende condenado do 8 de janeiro que havia fugido para a Argentina

4

Brasil

STJ decide sobre autorização de cultivo de maconha medicinal na próxima quarta-feira

5

Brasil

Inédito no Brasil, inscrições para alistamento militar feminino terão início em 2025