O predomínio de tempo chuvoso durante a última semana manteve as condições favoráveis para as lavouras de milho que ainda estão em fase de desenvolvimento no RS, melhorando as perspectivas dos agricultores que registraram perdas nos dois primeiros meses do ano.
Depois de um período mais seco, que já começava a prejudicar a safra de verão de milho, uma frente fria provocou chuva moderada nas principais regiões produtoras do estado, com os totais de precipitação superando a marca de 80 mm em algumas localidades.
De acordo com o levantamento semanal da Emater/RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), esta chuva deverá favorecer pelo menos 25% das lavouras de milho, das quais 19% se encontram na fase de enchimento de grãos e 6% na fase de floração.
Já em relação ao restante das lavouras, cerca de 45% da área destinada à cultura já foi colhida, enquanto que os outros 24% estão em fase final de maturação (prontos para os trabalhos de colheita).
A Emater/RS informou, entretanto, que a irregularidade na distribuição das chuvas durante o período provocou quebras na safra em parte do estado, com a queda no rendimento chegando a 30%, o que levou alguns agricultores a solicitarem o auxílio do Proagro.
INFOTempo
Tempo úmido no RS beneficia crescimento das lavouras de milho
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil