As condições meteorológicas que predominaram no estado de SP durante a última semana, com períodos chuvosos alternados com tempo ensolarado, favoreceram o andamento da safra de verão, além de estimularem os trabalhos de colheita das frutíferas da época.
O levantamento do Instituto Agrícola de Campinas (IAC) indica que os índices de umidade do solo estão acima de 70% em quase todas as regiões agrícolas do estado, beneficiando a continuidade do crescimento das lavouras de milho, soja, algodão e feijão.
Além disto, o tempo chuvoso alternado com períodos ensolarados estimulou a semeadura do milho safrinha plantado no Médio Parapanema, o crescimento das pastagens em Presidente Prudente e Araçatuba e o desenvolvimento dos canaviais de Ribeirão Preto, Piracicaba e Jaú.
A combinação entre a baixa nebulosidade e a temperatura elevada também permitiu um bom avanço dos trabalhos de colheita da safra de frutíferas, especialmente do figo da região de Vinhedo, da uva de Jundiaí e do caqui de Mogi das Cruzes.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de SP ainda informou que o plantio do milho safrinha deverá ser encerrado nos próximos dias em São José do Rio Preto, Barretos e Bauru, e até o final do mês em Campinas, São Carlos e São José dos Campos.
INFOTempo
Tempo úmido continua estimulando safra de verão das lavouras paulistas
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil